Forças de Segurança apresentam balanço e ouvem demandas em Água Boa

Reunião das forças de Segurança Pública em Água Boa - Foto por: Lenine Martins/Sesp-MT

Verificar a realidade do interior do estado e ouvir as demandas para melhorar o atendimento à população. Esses foram os motivos que levaram a cúpula da Segurança Pública de Mato Grosso ao município de Água Boa (730 km a Nordeste de Cuiabá), nesta quinta-feira (02.02).  

Na oportunidade, representantes das forças de segurança da região apresentaram o relatório da produtividade no ano de 2016.

O mês de janeiro deste ano, por exemplo, fechou com a redução de 73% nos casos de roubos na região, no comparativo ao mês de janeiro de 2016. Já os homicídios reduziram em 50% em janeiro deste ano em relação ao ano passado.

Outro dado importante ressaltado na apresentação foram as ações integradas realizadas na região. O saldo contém 256 operações, entre “Carga Máxima” e “Bairro Seguro”, deflagradas ao longo de 2016 pela Regional.

Somente a Polícia Judiciária Civil (PJC) realizou oito operações de magnitude no ano que passou. Entre elas, a operação “Olho Vivo”, que resultou na prisão de 14 pessoas e 10 denunciados. Também foram cumpridos 83 mandados de buscas domiciliares, sete casos de homicídios solucionados e sete veículos apreendidos.

De janeiro a outubro de 2016, a Regional da Polícia Civil também instaurou 1.670 inquéritos policiais, 774 flagrantes, cumpriu 129 mandados de prisão, mais de 15 quilos de drogas foram apreendidos e 74 armas de fogo foram retiradas de circulação.

Para o delegado regional da Polícia Civil de Água Boa, Welber Batista Franco, as ações integradas têm feito toda a diferença na região. “Todas as operações foram realizadas de forma satisfatória, com bons resultados na identificação da autoria e materialidade dos crimes”, disse.

Em 2016, a Polícia Militar da região empregou várias ações estratégicas de enfrentamento à criminalidade, tais como policiamento orientado ao problema, com análise criminal para emprego da tropa em operações. Também realizou operações Start, Saturação, Inopinadas, cercos policiais, barreiras, além de abordagens a pessoas em estabelecimentos comerciais.

Além disso, em 2016 a Polícia Militar implantou o Comando de Ação Rápida (CAR) na região, com emprego de motos para agilidade no atendimento das ocorrências.

O comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel PM Jorge Luis de Magalhães, destacou o reflexo das ações integradas nos índices de criminalidade em todo o estado.

“Já temos resultados expressivos na Segurança Pública. Fechamos o ano de 2016 com redução de mais de 10% do crime de homicídio em Mato Grosso. Isso comprova que os trabalhos desenvolvidos pelas forças de segurança pública vêm trazendo mais segurança para toda a sociedade mato-grossense”, afirmou.


Para o comandante, a redução nos indicadores é reflexo de importantes investimentos feitos pelo Governo do Estado em novas viaturas, armas e reforço no efetivo, fatores que contribuíram para melhorar a capacidade operacional dos policiais. “Aliado ao investimento, também estamos colhendo o resultado de um comprometimento dos profissionais da segurança pública”, avaliou.

Presente na reunião, o secretário-adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), coronel PM Marcos Cunha, destacou a ida ao interior para vivenciar a realidade das regiões. “Nossa equipe está percorrendo vários municípios para fortalecer e valorizar o trabalho dos gestores da segurança pública local. Já podemos perceber a redução da violência no estado com essa política de Governo da integração entre as forças de segurança”, falou.

Durante a tarde, a cúpula da Segurança Pública esteve reunida com prefeitos e vereadores da região, presidentes de Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg), representantes do Poder Judiciário, e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para ouvir as demandas locais e apresentar o resultado das metas que foram estabelecidas e ações realizadas ao logo de 2016.

O município de Água Boa corresponde à 13ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP). Fazem parte dessa RISP 10 municípios do Vale do Araguaia, como: Água Boa, Campinápolis, Nova Nazaré, Cocalinho, Nova Xavantina, Querência, Canarana, Ribeirão Cascalheira, Bom Jesus do Araguaia e Serra Nova Dourada.  

Lidiana Cuiabano | Sesp-MT

Seja o primeiro a comentar sobre "Forças de Segurança apresentam balanço e ouvem demandas em Água Boa"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*