Chuvas causam estragos em 50% das cidades em Mato Grosso, o Araguaia em estado crítico

Mais 34 municípios da região do Araguaia pretendem decretar estado de emergência regional entre hoje e amanhã

O volume de chuva deste ano, bem superior ao do ano passado, causou estragos e levou 41 municípios de Mato Grosso a decretar estado de emergência, todos eles homologados pela Defesa Civil do Estado. O órgão em nível nacional reconheceu até agora apenas a situação precária de Campo Novo do Parecis. Mais 34 municípios da região do Araguaia pretendem decretar estado de emergência regional entre hoje e amanhã, como informa o sargento Wagner Rosa Soares, gerente de Articulação e Comando da Defesa Civil estadual. Ou seja, mais de 50% das cidades mato-grossenses estão debaixo de água e enfrentando problemas provocados pelo mau tempo. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) prevê mais chuvas para hoje.

Tanto o sargento Wagner Rosa, quanto o coordenador estadual, coronel José da Cunha, estão na estrada, fazendo o levantamento do que os municípios mais precisam. Todos passam por um ou mais desses três problemas. Enchente, atoleiro nas estradas e isolamento. Santa Terezinha, por exemplo, está ilhada. Há pelo menos uma semana não chega combustível e comida.

O coronel Cunha segue nesta quarta-feira para Brasília. A intenção dele é sensibilizar o Ministério da Integração Nacional para o quadro local. Isso porque muitas dessas cidades destruídas pelas chuvas são pequenas e interioranas, fora do foco de preocupação histórico, como é o caso de Petrópolis (RJ), onde são recorrentes deslizamentos e mortes nesta época do ano.

Caso mais grave

Em Campo Novo do Parecis já são quatro casos suspeitos de leptospirose e vários de vômito, diarreia e infecção. Foram cadastradas 750 famílias atingidas pelas chuvas, que não estão desabrigadas. Para elas, a Defesa Civil Nacional deve encaminhar água sanitária e colchões até sexta-feira (24).

Entre os municípios mas afetados estão Água Boa, Alto Araguaia, Alto da Boa Vista, Alto Garça, Alto Taquari, Araguaiana, Araguainha, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Colniza, Confresa, Gaúcha do Norte e General Carneiro, Luciara, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Ponte Branca, Pontal do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirãozinho, Ribeirão Cascalheira, Rio Branco, Salto do Céu, Santa Cruz do XinguSanta Terezinha, Santo Antônio de Leverger, São Félix do AraguaiaSão José do Xingu, Sapezal, Serra Nova Dourada, Torixoréu e Vila Rica, além dos 34 da região do Araguaia.

Fonte: Keka Werneck, repórter do GD

Seja o primeiro a comentar sobre "Chuvas causam estragos em 50% das cidades em Mato Grosso, o Araguaia em estado crítico"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*