Fisioterapia contra a dor

Trabalhar o dia inteiro em pé ou mesmo permanecer horas e horas sentado geralmente acarreta em queixas de dores na coluna ou no ciático, e o que muita gente faz para se livrar desse incômodo é se entupir de analgésicos e resolver o problema temporariamente. Mas é importante saber que a fisioterapia é mais eficaz nesses e em outros casos de dor, tratando-a por mais tempo.

Antes de começar o tratamento da dor, o profissional tem de fazer uma avaliação no paciente, levando em consideração o tipo de dor. “As características da dor nos ajudam a identificar se a causa é muscular, articular ou mesmo por compressão nervosa, como no caso das dores no nervo ciático”, esclarece a fisioterapeuta Juliana Barcellos de Souza, membro da diretoria da Sociedade Brasileira para Estudos da Dor (SBED).

Para tornar isso mais claro, Juliana complementa: “As características posturais e os encurtamentos musculares podem agravar a dor. O fisioterapeuta avalia a postura em pé, sentada e o padrão de marcha (caminhada) para poder tratar o problema”.

A fisioterapia pode ajudar no tratamento de uma extensa gama de dores, mas em algumas o fisioterapeuta é protagonista e, em outras, é mero colaborador. “No tratamento de dores agudas associadas a uma lesão ou a um trauma físico, o fisioterapeuta participará após a estabilização dos sinais vitais e atuará prevenindo dores e perda de funções associadas ao imobilismo prolongado. Por outro lado, em dores crônicas, por sobrecarga de trabalho ou de treinamento esportivo, os fisioterapeutas auxiliam diretamente o paciente na reabilitação motora, emocional e social”, afirma a especialista.

O tratamento fisioterapêutico é fundamental para tratar as dores crônicas, que são aquelas que não possuem cura, já que esses pacientes perdem autoestima e capacidade funcional. Sendo assim, como explica Juliana Barcellos, o tratamento é importante para reabilitar o paciente, evitar dores musculoesqueléticas e reeducar o movimento para evitar compensações que podem agravar o problema.

A especialista também relata que, em alguns casos, a fisioterapia pode ser usada como um método preventivo, tanto no tratamento de pacientes saudáveis sedentários como nos que sofreram algum tipo de trauma. Mas, no primeiro caso, o indicado sempre é que se busque um estilo de vida mais saudável para evitar um quadro de dor.

Espaço médico

Workshop Saúde Digital: Segurança de Dados

O sigilo de dados dos pacientes e a segurança dessas informações digitalizadas é o tema do workshop que a Associação Paulista de Medicina (APM) promove no dia 28 de abril em sua sede, em São Paulo. O evento Saúde Digital: Segurança de Dados vai contar com renomados especialistas da área atuantes em empresas de tecnologia e de consultoria, representantes do segmento de certificados digitais e advogados especializados nos meios tecnológicos, além de representantes da própria APM.

O workshop vai ser aberto pelo presidente da APM, Florisval Meirão, seguido do diretor de Tecnologia da Informação da Associação, Antonio Carlos Endrigo, que fará a palestra Apresentação dos Projetos de Registro Eletrônico de Saúde e Idoso Bem Cuidado ao lado de Martha Oliveira, diretora de Desenvolvimento Setorial da Associação Nacional de Saúde (ANS).

Durante o dia também serão focados questões como a ação de hackers, a proteção de dados sensíveis, a evolução tecnológica aliada à saúde, o meio digital sob a ótica do Direito, as certificações eletrônicas e qual a perspectiva de futuro nesse meio, tema da palestra do comentarista Ethevaldo Siqueira, da Rádio CBN. Uma das atrações será o almoço preparado pelo jovem chef Lorenzo Raviolli, vencedor do Masterchef Júnior de 2016, da Band.

Para mais informações e inscrições, acesse o link http://associacaopaulistamedicina.org.br/atualizacao-medica/eventos/i-workshop-saude-digital-seguranca-de-dados?interna=45 .

Apoio

COLUNA SAÚDE ACONTECE
Perguntas e sugestões podem ser enviadas para acontece@acontecenoticias.com.br
ou para a Avenida Pompeia, 634, conj. 401 – São Paulo, SP – CEP 05022-000

Seja o primeiro a comentar sobre "Fisioterapia contra a dor"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*