Gefron apreende 822 quilos de drogas em quatro meses

Gefron - Foto por: Sesp-MT

Quantidade equivale a 21% do total apreendido no ano de 2016

Dayanni Ida | Sesp-MT

De janeiro a abril deste ano, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu 822,430 quilos de entorpecentes. Destes, 691,43 quilos foram de pasta base de cocaína e os outros 131 de cloridrato de cocaína.

O saldo deste quadrimestre equivale a 21% do total apreendido no ano de 2016, que registrou a apreensão de 3,950 quilos de drogas.

Para o comandante da unidade, coronel PM Jonildo de Assis, os resultados alcançados são reflexo da integração das forças no combate à criminalidade nas regiões de fronteira. “Alcançamos este resultado com muito trabalho e planejamento, o apoio que recebemos das unidades parceiras contribuem com o êxito das nossas ações”, destacou.

Além das drogas, foram apreendidos 40 veículos, 20 armas de fogo, 415 munições e R$ 26 mil em espécie. Também foram conduzidas e encaminhadas para a delegacia 113 pessoas suspeitas.

Tráfico de drogas

Em Mato Grosso, o transporte de drogas nos mais de 900 km da faixa de fronteira entre o Brasil e a Bolívia é realizado por “mulas”, pessoas usadas pelos traficantes para levar o entorpecente.

Os tipos de drogas mais apreendidas entre o Brasil e a Bolívia, em Mato Grosso, são pasta base, cocaína e maconha.

O transporte de entorpecentes é feito por meios fluvial, terrestre e aéreo. Pelas vias terrestres, automóveis, ônibus de linha regular, veículos de cargas, motocicletas, bicicletas são os meios utilizados pelos traficantes.

Gefron

Há 14 anos, o Gefron, vinculado diretamente à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), desempenha atividades de combate a crimes como tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, evasão de divisas e roubos de veículos. O grupamento especializado atua nos 983 km de fronteira (seca e alagada) que separam o Brasil e a Bolívia.

Seja o primeiro a comentar sobre "Gefron apreende 822 quilos de drogas em quatro meses"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*