BARRA DO GARÇAS – Curso de Medicina: MEC lançará edital

Foto – Roque Sá (Agência Senado)

O tão esperado Curso de Medicina em Barra do Garças avança, Ministério da Educação deverá lançar edital no próximo mês

O Ministro da Educação Mendonça Filho afirmou nesta terça-feira (16/05) que o governo deve lançar no próximo mês um edital para criação de cursos de Medicina no Norte, Nordeste e Centro Oeste do País.   

O Ministro respondia a cobranças do Senador Welington Fagundes (PR-MT) sobre a necessidade de ampliar a oferta de cursos da área em municípios polo do interior como Barra do Garças.

O questionamento de Welington aconteceu durante uma reunião da Comissão de Educação do Senado, onde o republicano criticou a má gestão feita pelo Governo do Estado com relação a saúde pública. Segundo ele, o Estado vive momento de “convulsão social”.

 “Quero registrar que essa é uma das principais maneiras de ampliar o atendimento médico na região, por isso peço atenção especial à questão de Barra do Garças, um município polo que faz divisa com Goiás e recebe paciente inclusive da Bolívia, atendendo quase R$ 5 milhões de hectares”, colocou Wellington.

O Ministro afirmou reconhecer a importância da cidade para o desenvolvimento da região e o atendimento em saúde, ao afirmar que é evidente que as cidades como Barra do Garças terão a oportunidade de, a partir da iniciativa de entidades de educação superior para ofertar e concorrer dentro dos princípios do próprio edital.

“Isso foi retomado após a paralisação do tribunal de Contas da União, fato já vencido e que se encontra em andamento”, assegurou Mendonça Filho.

 Esta é uma luta encampada pelo Prefeito Roberto Farias que em 2016 esteve na sede do Ministério da Educação ao lado do Senador Welington Fagundes e do Deputado Federal Carlos Bezerra buscando incluir Barra do Garças entre os municípios para receber o Curso de Medicina,  “Temos buscado de todas as formas a vinda do curso de medicina e com esse apoio fundamental do Senador Welington Fagundes e dos demais representantes, este sonha tornará realidade, e essa notícia dada pelo ministro da Educação, nos deixa ainda mais otimistas”, disse o Prefeito Roberto Farias.

Assessoria (SECOM-BG)

 

Seja o primeiro a comentar sobre "BARRA DO GARÇAS – Curso de Medicina: MEC lançará edital"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*