Taques diz que Muxirum da Alfabetização vai tirar pessoas da escuridão

Governador lançou maior programa de erradicação do analfabetismo em Mato Grosso. Programa consta no plano de governo apresentado à população em 2014

Thiago Andrade | Gcom-MT

O governador Pedro Taques lançou nesta segunda-feira (12.06) o programa Muxirum da Alfabetização, já considerado a maior ação governamental de erradicação do analfabetismo da história de Mato Grosso. No lançamento, Taques destacou que não só cumpre uma promessa feita no pleito de 2014, como também demonstra o compromisso de não deixar nenhum mato-grossense pra trás. 

Com apoio dos municípios, o programa visa diminuir o número de mato-grossenses que não sabem ler e escrever. Atualmente, cerca de 7% da população vive sob essa condição, o que chega a 180 mil pessoas. Os resultados já começam a ser apresentados neste ano e até o fim de 2018, 11 mil pessoas serão alfabetizadas. 

“Este é um dos programas mais importantes da nossa gestão. O Muxirum da Alfabetização, tocado pela Seduc, é uma ação que nos orgulha muito, porque tira as pessoas da escuridão. Este programa nós pensamos durante a campanha eleitoral, depois durante a transição do governo e antes mesmo de lançar, ele já está em andamento e dando resultados”, disse o governador.

Taques avaliou que o programa é uma forma das pessoas serem inseridas na sociedade em que vivem. “Com isso, elas podem criticar os políticos, para que ela possa votar e saber a importância de um debate sobre concretização de políticas públicas. Para a nossa administração, alfabetizar essas pessoas é mais importante que construir estradas, entrega de viaturas ou reformas de escolas. Estamos tratando de gente com respeito e dando a oportunidade de ter um futuro melhor.”, comparou.

O governador ressaltou ainda a participação dos municípios nesta ação. Para Taques, o apoio dos prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e religiosas serão fundamentais para o sucesso do programa. “Temos pessoas que não sabem ler e escrever. Não sabem ler que na Bandeira do Brasil está escrito Ordem e Progresso. Precisamos dos municípios, das igrejas, associações, sindicatos e clubes de serviços”, afirmou.

Na ocasião do lançamento, Taques lembrou de uma experiência pessoal, quando viajou para um país sem conhecer a língua e passou situações difíceis. “Você não consegue ler se está escrito farmácia ou açougue, são sabe o que está escrito em uma lista de compras. Mato Grosso deixou pra trás muitos mato-grossenses. A nossa responsabilidade é de tirar essas pessoas da escuridão. O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon e sua equipe estão de parabéns”, disse.

O governador avaliou o Muxirum da Alfabetização e o programa Anjos da Guarda (programa que vai contar com o apoio das forças de seguranças nas escolas estaduais). “Os dois programas vão tocar as pessoas, sem nelas tocar. Vamos fazer-las ouvir o que não estão escutando e sentir o que estamos fazendo”, concluiu.

Em sua fala no evento de lançamento do programa, o secretário Marco Marrafon destacou que os investimentos recordes em e educação se devem aos esforços do governador Pedro Taques em colocar o setor em primeiro lugar. “É importante que a gente tenha sempre em mente e como norte que o Pró-Escolas existe porque o governador se chama Pedro Taques. Se a Seduc hoje é uma nova Seduc é por conta do governador Pedro Taques. Se temos o maior programa de infraestrutura escolar isso se deve ao governador Pedro Taques que tem nos dado apoio e afiançado nossas ações”, disse o secretário.

Segundo Marrafon, o governador tem dado apoio as ações apresentadas pela Seduc, como o programa de avalição, inovação, a Arena da Educação entre outras novidades.    

Plano de governo

O plano de governo apresentado à população em 2014 é composto por cinco eixos denominados Viver Bem, Educar para Transformar e Emancipar, Cidades para Viver Bem: Municípios Sustentáveis, Estado Parceiro e Empreendedor e Gestão Eficiente, Transparente e Integrada.

No eixo Educar para Transformar e Emancipar o governador prometeu estabelecer ações em conjunto com os municípios e instituições para ampliar a taxa de atendimento de jovens e adultos, visando reduzir as taxas de analfabetismo no estado.

Pró-Escolas

A construção das quadras faz parte do Pró-Escolas, o maior programa de investimento da Educação de Mato Grosso com um investimento de mais de R$ 180 milhões previstos para 2017. Em dois anos, o Governo do Estado entregará 35 escolas novas, 15 Centros Integrados Escola-Comunidade (CIEC), 20 quadras poliesportivas e 70 reformas gerais, num total de 140 obras.

O principal objetivo do Programa é melhorar os índices de ensino do Estado, melhorar a estrutura das escolas estaduais e a qualidade da educação pública estadual, combatendo a evasão escolar em Mato Grosso.

Seja o primeiro a comentar sobre "Taques diz que Muxirum da Alfabetização vai tirar pessoas da escuridão"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*