Sedec inaugura Centro de Atendimento Empresarial em mais dois municípios

Sedec-MT

Mais duas unidades do Centro de Atendimento Empresarial (CAE) foram inauguradas em Mato Grosso, no município de Alto Araguaia (418 km de Cuiabá) e em Alto Garças (357 km da Capital), na região Sudeste. Os novos CAEs entraram oficialmente em funcionamento nesta última quarta-feira (14.06), às 9h e às 15h, respectivamente.

Com isso, já são 17 centros implantados na atual gestão, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e restam outros cinco para serem inaugurados, que irão totalizar 72. O trabalho é realizado pelos agentes de desenvolvimento local, pessoas cedidas pelas prefeituras e que recebem capacitação para atuarem.

O foco do atendimento disponibilizado pelo CAE é o Microempreendedor Individual (MEI), ou seja, o micro e pequeno empresário. “Os serviços ofertados pelos Centros de Atendimento Empresarial estão em fase de ampliação, uma vez que se trata de um instrumento de desenvolvimento econômico, pois o CAE, por meio dos agentes de desenvolvimento local (atendentes), passa a ser um articulador da economia no município, indo atrás da regularização do empreendedor e, dessa forma, abrindo perspectiva de mercado para esse trabalhador que, formalizado, pode vender para o Governo”, destacou o secretário-adjunto de empreendedorismo e investimento da Sedec, Leopoldo Mendonça.

“Se não fosse o CAE, teríamos dificuldades para resolver as questões. Vai melhorar muito a economia, vai ajudar a desenvolver e fomentar o empreendedorismo. Estamos aptos para realizar abertura e fechamento de empresas e fazer alterações. Nossa expectativa é positiva desde a primeira capacitação que recebemos para operacionalizar”, frisou a agente de desenvolvimento econômico local de Alto Araguaia, Nelci Pio Peron.

Na cidade, já foram cadastrados 10 MEIs, por meio do Centro de Atendimento Empresarial que estava funcionando timidamente desde abril deste ano, aguardando a abertura oficial. No mês de maio, também foi realizada a Semana do MEI.

Segundo Nelci, a procura é grande pelo atendimento no CAE, que funciona na Prefeitura, e os interessados já estão agilizando a documentação para se formalizarem e, assim, ampliarem a atuação no mercado.

Alto Garças

Em Alto Garças, a situação também é promissora. Com cerca de 12 mil habitantes, a cidade tem, segundo as estatísticas, aproximadamente 310 MEIs cadastrados e outros 10 que já procuraram o agente para se formalizarem.  “Com o CAE, vamos levar informações e conhecer a situação desses empreendedores, se estão todos ativos e orienta-los sobre as vantagens de serem formalizados. Agora, com a inauguração, vamos fazer a divulgação em emissoras de rádio e propaganda volante (panfletos) para que procurem o CAE. Muitos querem se regularizar”, pontuou o agente de desenvolvimento local, Leandro Lemes Pereira.

Outras iniciativas estão previstas, como por exemplo, a realização de cursos e palestras, com apoio do Sebrae-MT, para motivar os empresários. O CAE funciona na Galeria Ruaro, Sala 11, na Avenida 7 de Setembro, Centro.

Cronograma

Ainda faltam cinco CAEs para serem inaugurados, mas que já estão equipados, nos municípios de Juscimeira, Poconé, Lucas do Rio Verde, Juara e Várzea Grande. O de Juscimeira deve ser inaugurado na segunda quinzena de junho e, na sequência, o de Juara. Os demais aguardam definição dos gestores municipais.

Eliana Bess | Sedec-MT

Seja o primeiro a comentar sobre "Sedec inaugura Centro de Atendimento Empresarial em mais dois municípios"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*