FAZENDA DE GRANDE PORTE – Acadêmicos de Agronegócio participaram de visita técnica

Na manhã de sábado, 10/06, os acadêmicos do curso de Agronegócio, acompanhados pelo Coordenador do curso Paulo Emílio e os Professores Camilo Sávio Tavares Lopes, Joelson Neves e Tanaka Ribeiro, participaram de uma visita técnica na Fazenda Jacarandá, situada na cidade de Araguaiana – MT.

A Fazenda Jacarandá é uma propriedade do Grupo Valim, que foi fundado em 1956, pelos irmãos Geraldo e José Luiz.

tualmente, o Grupo concentra suas principais atividades de produção nos Estados de Goiás e Mato Grosso. Reconhecendo o potencial do setor no qual atua, o Grupo Valim tem como objetivo progredir em suas atividades por meio da profissionalização de processos e utilização de tecnologias rurais adequadas.

Os acadêmicos foram recepcionados por José Carlos, o Gerente de Pecuária da fazenda. Durante a visita, José Carlos explicou como funcionam os processos de gestão da propriedade, a produção de ração para o gado, as tecnologias implantadas e o confinamento bovino.

Segundo José Carlos, o confinamento de gado consiste na engorda dos animais, mas não basta apenas alimentá-los, pois para que o procedimento seja feito da forma correta é necessário elaborar todo um planejamento, levando em consideração, desde o local do confinamento, até os alimentos disponibilizados aos bois.

“Quando se trata de animais, qualquer detalhe pode influenciar, principalmente no processo de engorda ou qualidade da carne, por isso é tão importante acompanhar de perto todo o processo, além de ter um veterinário especialista auxiliando. O tipo de ração e alimentação, por exemplo, devem ser balanceadas, para conseguir um melhor resultado”, explicou o Gerente de Pecuária, José Carlos.

O Coordenador do curso de Agronegócio, Paulo Emílio, ressaltou que a visita técnica à Fazenda Jacarandá, proporcionou capacitar e atualizar os acadêmicos em relação aos avanços tecnológicos, principalmente nas áreas de dimensionamento, manejo, nutrição e sanidade. “A visita foi de grande importância, pois os acadêmicos tiveram a oportunidade de sanar suas dúvidas, e vivenciar na prática como é realizado o confinamento bovino em uma empresa de grande porte”.

A acadêmica do 3º semestre, Raina Carolina Alves explanou: “foi uma grande experiência. Conseguimos entender como funciona cada etapa do processo de confinamento do gado. O gerente José Carlos, nos mostrou o quanto as sistematizações nas máquinas e nos confinamentos auxiliam na eficácia dos procedimentos diários e no controle de qualidade”.

A visita técnica é muito importante para a vida profissional do acadêmico, pois efetiva o conhecimento teórico aplicado na prática. O curso de Agronegócio da Faculdade Cathedral, tem como objetivo preparar profissionais para gerir, organizar e fomentar na área do agronegócio, possibilitando uma ampla compreensão do mercado, através de uma sólida formação teórico-prática.

Seja o primeiro a comentar sobre "FAZENDA DE GRANDE PORTE – Acadêmicos de Agronegócio participaram de visita técnica"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*