Homem do assobio morre aos 85 anos em Barra do Garças

A cidade perder mais um dos seus pioneiros. Ele foi criado no campo e depois se tornou corretor e trabalhou por vários anos em Barra do Garças

Ronaldo Couto / Araguaia Notícia
 
Ele nasceu praticamente no campo e se mudou ainda jovem para cidade, mas sem abandonar os hábitos que aprendeu ainda no mato, como por exemplo, assobiar. E foi assim que o pioneiro Sebastião José do Couto, 85 anos, conhecido como Xanga passar a ser chamado o homem do assobio pela cidade. Outra marca dele era sempre a descontração e sua alegria cativante até mesmo nos últimos dias devido a um problema de saúde.

Na simplicidade, ele conquistou milhares de amigos que na segunda-feira (3/7) foram até a Casa de Velório para se despedirem dele. No papel, Xanga tinha 85 anos, mas conta à família que a idade dele era de 95 anos. Acontece que no passado, era comum deixar as crianças para serem registradas depois e assim aconteceu com o homem do assobio de Barra do Garças.

Sua alegria sempre contagiou as pessoas e ele se tornou uma figura marcante nas ruas da cidade e no projeto dos idosos (Melhor Idade) da prefeitura de Barra do Garças. Adorava um forró e sempre participava. Quis o destino que Xanga morresse no mesmo dia que nasceu: 2 de julho, quando no papel, completou 85 anos. As filhas contam que ele estava bastante debilitado em função de problemas de saúde.

O homem do assobio nasceu na cidade de Jataí-GO e casou ainda jovem com Maria Francisca, 78 anos, e tiveram sete filhos: Zilmar; Zilberto; Zaroberto; Dalquiria; Dalvina; e Sebastião Filho. Católico fervoroso, ele era dizimista na Paróquia Santo Antônio, tanto é, que o padre Clemente esteve no velório deixando uma mensagem para os familiares sobre o pioneiro.

Os filhos contam que Xanga começou a assobiar ainda quando era garoto. “Nó campo era comum as pessoas fazerem isso porque ficavam muito tempo sozinhas no mato trabalhando e ele adquiriu essa mania que se tornou uma marca dele pela cidade”, conta uma das filhas.

Descanse em paz, Xanga!!!

Seja o primeiro a comentar sobre "Homem do assobio morre aos 85 anos em Barra do Garças"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*