SAÚDE E CIDADANIA – Barra do Garças receberá 8ª Caravana da Transformação

Mayke Toscano/Gcom-MT

Município já se mobiliza para a regulação dos pacientes que necessitam de atendimento oftalmológico

A oitava edição da Caravana da Transformação será realizada entre os dias 1º e 11 de agosto, no Complexo Esportivo Pedro Paulo de Medeiros, conhecido como Casa do Atleta, no munícipio de Barra do Garças (509 km de Cuiabá). Além da cidade-sede, outros 17 municípios da região e da microrregião de Saúde de Água Boa receberão atendimento nos dias de evento.
A iniciativa oferece consultas, exames e cirurgias oftalmológicas, e tem como público-alvo pessoas acima dos 55 anos, faixa etária em que a incidência de catarata é maior. Para ser atendido durante o evento, o paciente deve procurar a Secretaria de Saúde do município em que mora, com documentos pessoais e Cartão SUS. A partir disso, os agendamentos serão feitos de acordo com a demanda de cada município.

Além disso, a Caravana também oferece serviços de cidadania, como emissão de documentos (RG, CPF, 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, Carteira de Trabalho, Carteira de Pescador Amador), audiências de mediação e conciliação, mutirão fiscal para a quitação de débitos, testes de DNA, oficinas, palestras, exposições, cursos de qualificação, cortes de cabelo e embelezamento, entre outros.

Estes serviços serão oferecidos nos dias 04 e 05 de agosto. Já as consultas e exames ocorrem do dia 1º ao dia 07 e as cirurgias, do dia 03 ao dia 11 de agosto.

Recentemente, parte da coordenação executiva da Caravana esteve em Barra do Garças para iniciar as tratativas da realização do evento. Na ocasião, o prefeito do município, Roberto Farias, se mostrou satisfeito e disposto a contribuir com a iniciativa. Nos próximos dias, a equipe do Governo deve voltar ao município para a apresentação do programa a prefeitos e secretários de Saúde da região.

A coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena, acredita que estes primeiros dias de trabalho são fundamentais para garantir a tranquilidade no início do evento. “A Secretaria de Saúde de Barra do Garças já se mobiliza para a regulação dos pacientes e esse é um trabalho primordial para que, nos dias de evento, a gente receba prioritariamente nosso público-alvo, cuja maioria são pessoas que já têm indicação de catarata ou pterígio”, destacou Balena.

Além de Barra do Garças, também serão atendidos os seguinte municípios: Água Boa, Araguaiana, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Querência, Ribeirãozinho, Ribeirão Cascalheira e Torixoréu.

Balanço
A Caravana da Transformação já percorreu os municípios de Barra do Bugres, Peixoto de Azevedo, Canarana, Jaciara, São José dos Quatro Marcos, Porto Alegre do Norte e Alta Floresta. Desde o início do programa, em julho do ano passado, o Estado já realizou mais de 21 mil cirurgias oftalmológicas, mais de 41 mil consultas e mais de 167 mil atendimentos de cidadania.

Seja o primeiro a comentar sobre "SAÚDE E CIDADANIA – Barra do Garças receberá 8ª Caravana da Transformação"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*