Mulheres do Campo ainda podem contar suas histórias em concurso

Foto: Paulo H. Carvalho/Ascom Sead
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) informa que ainda estão abertas as inscrições  para  o “Concurso vozes, imagens, histórias e experiências das mulheres rurais”. Com o intuito de dar visibilidade ao empoderamento daquelas que trabalham no campo, nas águas e nas florestas, a iniciativa vai premiar relatos de agricultoras, bem como extensionistas rurais, que atuam pela redução das desigualdades de gênero no meio que vivem. Os relatos das agricultoras interessadas em participar do concurso podem ser enviados até o dia 15 de agosto.

O Concurso possui duas categorias: Relatos de vida, que abrange o testemunho e experiências de mulheres que vivem e trabalham nas áreas rurais do Brasil; e Experiências de Organizações, ou seja, boas práticas que apresentem exemplos de melhoria da qualidade de vida das agricultoras e do entorno comunitário. Nesta categoria, poderão participar organizações, bem como as profissionais de assistência técnica e extensão rural.

O projeto traz como tema o papel das mulheres no desenvolvimento rural e no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os materiais inscritos podem abordar assuntos como redução da pobreza rural, segurança alimentar e nutricional, inovação e infraestrutura, entre outros.

Inscrição

Para participar, basta preencher este formulário e enviar junto com as experiências, que poderão ser apresentadas em forma de áudio, vídeo, texto, imagem ou fotografia, para o e-mail campanhamulheresrurais@gmail.com, ou pelo WhatsApp (61) 9 9311.1820, até o dia 15 de agosto. No assunto do e-mail, a participante deve informar a categoria à qual deseja concorrer. Mais informações podem ser encontradas no edital.

As ganhadoras do “Concurso vozes, imagens, histórias e experiências das mulheres rurais” irão participar da II Conferência de Mulheres Rurais, nos dias 27 a 29 de setembro, em Assunção, no Paraguai, onde acontecerá a premiação oficial.

Sobre a campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos

A campanha internacional #MujeresRurales, mujeres con derechos é uma iniciativa organizada pela Reunião Especializada em Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf), a Unidad para el Cambio Rural (UCAR) da Argentina, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e, no Brasil, pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), sob a tradução #MulheresRurais, mulheres com direitos.

A iniciativa abrange a América Latina e o Caribe com ações que, este ano, começaram em março e seguem até novembro, trazendo como temática os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Em 2016, a campanha compartilhou mais de 120 experiências de 15 países.

Assista ao vídeo da dona Norma Sueli, embaixadora no Centro-Oeste da campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos, convidando as agricultoras a participarem do concurso.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação
Contatos: (61) 2020-0128 / 0127 e imprensa@mda.gov.br

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Mulheres do Campo ainda podem contar suas histórias em concurso"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*