Morte de ex-secretário Guirra deixa seus amigos consternados

Ele foi secretário de Segurança de Dante de Oliveira e faleceu aos 75 anos em Goiânia

Faleceu em Goiânia neste domingo último, dia 30, em Goiânia, o ex-secretário de Segurança Pública do Estado, delegado aposentado Aldemar de Araújo Guirra. Ele tinha 75 anos. Aldemar de Araújo Guierra estava internado em uma UTI na Capital de Goiás para tratamento de um problema renal agravado pelo diabetes. Ele deixa esposa a Maria Celeste Saad Guirra e três filhos, sendo um homem e duas mulheres.

Aldemar Guirra foi por diversas vezes delegado regional e secretário de Segurança Pública de Mato Grosso em duas oportunidades, sendo uma na década de 1980, no governo Wilmar Peres (falecido) e depois no começo do primeiro mandato do ex-governador Dante de Oliveira (falecido).

O delegado foi também vereador e presidente da Câmara de Barra do Garças e chegou a concorrer a prefeitura em 1982.
O ex-secretário vinha lutando há vários meses contra o diabetes e teve o quadro de saúde debilitado por uma crise renal que o obrigou a ser levado para Goiânia, onde estava internado nos últimos dias. Há uma semana, os rins paralisaram e Guirra tentava sobreviver na UTI. Neste domingo, o hospital comunicou o seu falecimento.

O corpo de Aldemar de Araújo Guirra foi velado no plenário da Câmara Municipal, onde se tornou conhecido por ter liderado o processo de cassação do ex-prefeito Paulo César Raye, em 1992 e depois ter promovido no Congresso Nacional, a 1ª Feira da Corrupção do país, expondo documentos que fundamentaram a cassação de Raye por corrupção. Á época, Guirra se autodenominava “veneno contra rato”, numa alusão a caça de políticos corruptos.

Nota de pesar
Pedro Taques lamenta morte de ex-secretário de estado

Faleceu neste domingo (30) o delegado aposentado, ex-vereador e ex-secretário Estadual de Segurança Pública Aldemar Araújo Guirra, aos 75 anos. O governador Pedro Taques lamentou o falecimento por meio de nota. Aldemar Araújo Guirra foi secretário de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso na década de 80, na gestão do ex-governador Wilmar Peres de Faria. Foi também vereador e presidente da Câmara de Vereadores do município de Barra do Garças. “Aldemar Guirra contribuiu de forma significativa para o crescimento e fortalecimento da Polícia Judiciária Civil em Mato Grosso. Que sua família receba as condolências em nome do Governo do Estado”, disse o governador. O corpo de Aldemar Guirra será velado na Câmara de Vereadores de Barra do Garças.

Adeus ao Guirra

Perdi um adversário quando da nossa atuação na política de Mato Grosso e perdi um querido amigo quanto ao lado humano da nossa existência.

Nos deixou o Aldemar Araújo Guirra. Estamos agora privado da sua presença física entre nós. Figura querida pela sua humildade, pela sua generosidade e amor por Barra do Garças e seu povo.

Muitas das vezes incompreendido pelas suas atividades policiais, em um momento que mostra o quanto é difícil exercer esta função. Já aposentado recebia o respeito da sociedade de Mato Grosso, já que exerceu o cargo de Secretário de Estado de Segurança, no governo do também saudoso Dante de Oliveira.

Ele não se esquecia nunca de que, qualquer que seja a posição o ser humano deve ser tratado de forma igualitária. Nunca perdia a sua calma e não se deixava dominar pelo ódio. Jamais impunha dificuldades quando visava ajudar alguém.

Sempre sorridente, forte e corajoso não deixava ser vencido pela adversidade e pela dor. Preocupava sempre em não magoar as pessoas com suas ações e palavras.

Fiel no cumprimento dos seus deveres, executou com competência e despreendimento todas tarefas que recebeu, por mais que parecessem insignificantes.

Deixa o amigo Guirra uma família exemplar, fruto de uma semente da qual ele foi o responsável, ao lado da sua maravilhosa esposa, de semeá-la em solo firme da ética, da moral, da dignidade e do respeito.

Vai o amigo e ficam as lembranças e a saudade. Me atenho ao último encontro pessoal que tive com Guirra. Era o ano de 2010 no bar do Aparecido, na rua 1º de maio em Barra do Garças, local dos nossos aperitivos, brincadeiras e piadas.

É essa a minha lembrança do Guirra. É a risada, a alegria estampada nos rostos de todos que ali estavam. É assim que lembrarei sempre dele. A longevidade é uma graça divina. Ao amigo foi permitido viver até os 75 anos.

Por fim que sua família e seus amigos recebam o consolo da misericórdia do Senhor nosso Deus. Creiam na ressurreição da vida e que um dia nos encontraremos novamente. Descanse em Paz, meu amigo.

José Arimatéia
Ex Dep. Estadual

Seja o primeiro a comentar sobre "Morte de ex-secretário Guirra deixa seus amigos consternados"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*