Quase 7 mil pessoas recebem atendimento oftalmológico na 8ª Caravana

Francisco Alves/Gcom-MT

Consultas e exames terminaram nesta segunda-feira (07.08). A partir de terça (08.08), apenas cirurgias agendadas serão realizadas no evento

Julia Oviedo | Gcom-MT

Após uma semana de realização, a Caravana da Transformação encerrou, nesta segunda-feira (07.08), os procedimentos de consultas e exames oftalmológicos. Neste período, 6.950 pessoas receberam atendimento em Barra do Garças (515 a Nordeste de Cuiabá), município-sede da oitava edição. A partir desta terça-feira (08.08) até a próxima sexta-feira (11.08), apenas cirurgias agendadas serão realizadas no evento.

Somente nesta segunda-feira, 434 pessoas passaram por cirurgia de catarata. Com este quantitativo, o Estado chega a 2.402 olhos operados nesta Caravana e mais de 23 mil cirurgias realizadas desde a primeira edição, que ocorreu em Barra do Bugres, em julho do ano passado.

“A Caravana de Barra do Garças tem sido um grande aprendizado para a realização das caravanas maiores que planejamos fazer daqui para frente. Os números já nos diziam desde o início que teríamos que montar uma megaestrutura para receber a população e fechar a região do Araguaia com chave de ouro, e assim estamos fazendo”, disse o coordenador-geral da Caravana e secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira.

Também já foram realizados nesta edição mais de 38 mil procedimentos oftalmológicos, que é a somatória de tudo que é realizado no atendimento: consultas, exames e cirurgias. “Um só paciente pode passar por pelo menos cinco exames oftalmológicos, caso seja diagnosticado com catarata. Por isso, cada um desses procedimentos é de suma importância. Até a sétima edição, tínhamos realizado mais de 245 mil procedimentos, o que mostra a dimensão do atendimento oftalmológico da Caravana”, explicou a coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena.

Além de Barra do Garças, também foram atendidos os municípios de Água Boa, Araguaiana, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Querência, Ribeirãozinho, Ribeirão Cascalheira e Torixoréu. Também houve atendimento a pacientes de outros estados, como Rondônia e Goiás.

Recomendações

Todos os pacientes que vão passar por cirurgias recebem um material explicativo com recomendações pré e pós-cirúrgicas. Não usar cremes e maquiagens, se alimentar bem, lavar bem a cabeça e o rosto, fazer a limpeza dos cílios, levar acompanhante e fazer uso de medicações são algumas das orientações que precedem a cirurgia.

Evitar movimentos bruscos e pegar peso, lavar bem as mãos antes da utilização do colírio, utilizar o colírio conforme recomendação médica, evitar ambientes contaminados (em especial locais com poeira, aglomeração de pessoas e poluição, usar somente lenços descartáveis, não esfregar os olhos, comparecer aos atendimentos pós-operatórios, e utilização dos óculos por 30 dias são algumas das recomendações após o procedimento pós-operatório.

Acompanhamento

Após passar por cirurgia, o Estado garante o acompanhamento do paciente pelos atendimentos pós-operatórios. O primeiro é realizado 24 horas após a cirurgia, o segundo, uma semana depois e o terceiro, 30 dias após. Em Barra do Garças, os atendimentos estão sendo realizados na Escola Municipal Deputado Norberto Schawantes, próxima à Vila Olímpica, a partir das 6h.

Seja o primeiro a comentar sobre "Quase 7 mil pessoas recebem atendimento oftalmológico na 8ª Caravana"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*