Mude o tamanho do texto: A A A

CARAVANA DA TRANSFORMAÇÃO – Consultas e exames passam dos 07 mil

GCom/MT - Francisco Alves

Consultas e exames terminaram na segunda-feira (07). A partir de terça (08), apenas cirurgias agendadas serão realizadas no evento

Devido ao grande público que buscou o atendimento de oftalmologia oferecido durante a 8ª edição da Caravana da Transformação, realizada na Vila Olímpica, em Barra do Garças, as cirurgias de catarata, pterígio e yag laser serão prorrogadas até o próximo sábado (12.08).

O evento estava marcado para terminar nesta sexta-feira (11.08). No entanto, a prorrogação de mais um dia trará ainda mais conforto e segurança aos pacientes, como explicou o coordenador-geral do evento e secretário de Estado do Gabinete, José Arlindo de Oliveira.

“Decidimos pela prorrogação, pois sabemos que estender os atendimentos até tarde pode ser cansativo para o paciente, que já possui idade avançada, e para a equipe médica, que precisa estar descansada para se dedicar a cada procedimento realizado”, disse Arlindo.

“A Caravana de Barra do Garças tem sido um grande aprendizado para a realização das caravanas maiores que planejamos fazer daqui para frente. Os números já nos diziam desde o início que teríamos que montar uma megaestrutura para receber a população e fechar a região do Araguaia com chave de ouro, e assim estamos fazendo”, disse o coordenador-geral da Caravana e secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira.

Também foram realizados nesta edição (segunda-feira passada) mais de 38 mil procedimentos oftalmológicos, que é a somatória de tudo que é realizado no atendimento: consultas, exames e cirurgias. “Um só paciente pode passar por pelo menos cinco exames oftalmológicos, caso seja diagnosticado com catarata. Por isso, cada um desses procedimentos é de suma importância. Até a sétima edição, tínhamos realizado mais de 245 mil procedimentos, o que mostra a dimensão do atendimento oftalmológico da Caravana”, explicou a coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena.

Além de Barra do Garças, também foram atendidos os municípios de Água Boa, Araguaiana, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Querência, Ribeirãozinho, Ribeirão Cascalheira e Torixoréu. Também houve atendimento a pacientes de outros estados, como Rondônia e Goiás.

Recomendações
Todos os pacientes que vão passar por cirurgias recebem um material explicativo com recomendações pré e pós-cirúrgicas. Não usar cremes e maquiagens, se alimentar bem, lavar bem a cabeça e o rosto, fazer a limpeza dos cílios, levar acompanhante e fazer uso de medicações são algumas das orientações que precedem a cirurgia.
Evitar movimentos bruscos e pegar peso, lavar bem as mãos antes da utilização do colírio, utilizar o colírio conforme recomendação médica, evitar ambientes contaminados (em especial locais com poeira), aglomeração de pessoas e poluição, usar somente lenços descartáveis, não esfregar os olhos, comparecer aos atendimentos pós-operatórios, e utilização dos óculos por 30 dias são algumas das recomendações após o procedimento pós-operatório.

Acompanhamento
Após passar por cirurgia, o Estado garante o acompanhamento do paciente pelos atendimentos pós-operatórios. O primeiro é realizado 24 horas após a cirurgia, o segundo, uma semana depois e o terceiro, 30 dias após.

GCom/MT – Francisco Alves

GCom/MT – Francisco Alves

Francisco Alves- Gcom-MT

Seja o primeiro a comentar sobre "CARAVANA DA TRANSFORMAÇÃO – Consultas e exames passam dos 07 mil"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*