Taques provando que é competente

José Medeiros/Gcom-MT

“Em todo o meu tempo de vida nunca vi alguém mostrar tanto serviço, tanta competência, como Pedro Taques. Mesmo sem dinheiro ele tem feito muita coisa por nosso Estado”, disse a moradora do Bairro São José, Maria Dionália. Outro já afirmou que anda muito pela cidade, que escuta uns e outros e faz uma estimativa de que se o governador Pedro Taques sair para a reeleição, terá mais de 90% dos votos em Barra. “Não falo da região, mas acredito que será a mesma coisa em todo o Vale do Araguaia, dado as inúmeras contribuições que ele tem nos repassado, principalmente na área de saúde e obras”, afirmou.     

CARAVANA DA TRANSFORMAÇÃO – Consultas e exames passam dos 07 mil

GCom/MT – Francisco Alves

Consultas e exames terminaram na segunda-feira (07). A partir de terça (08), apenas cirurgias agendadas serão realizadas no evento

Devido ao grande público que buscou o atendimento de oftalmologia oferecido durante a 8ª edição da Caravana da Transformação, realizada na Vila Olímpica, em Barra do Garças, as cirurgias de catarata, pterígio e yag laser serão prorrogadas até o próximo sábado (12.08).

O evento estava marcado para terminar nesta sexta-feira (11.08). No entanto, a prorrogação de mais um dia trará ainda mais conforto e segurança aos pacientes, como explicou o coordenador-geral do evento e secretário de Estado do Gabinete, José Arlindo de Oliveira.

“Decidimos pela prorrogação, pois sabemos que estender os atendimentos até tarde pode ser cansativo para o paciente, que já possui idade avançada, e para a equipe médica, que precisa estar descansada para se dedicar a cada procedimento realizado”, disse Arlindo.

“A Caravana de Barra do Garças tem sido um grande aprendizado para a realização das caravanas maiores que planejamos fazer daqui para frente. Os números já nos diziam desde o início que teríamos que montar uma megaestrutura para receber a população e fechar a região do Araguaia com chave de ouro, e assim estamos fazendo”, disse o coordenador-geral da Caravana e secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira.

Também foram realizados nesta edição (segunda-feira passada) mais de 38 mil procedimentos oftalmológicos, que é a somatória de tudo que é realizado no atendimento: consultas, exames e cirurgias. “Um só paciente pode passar por pelo menos cinco exames oftalmológicos, caso seja diagnosticado com catarata. Por isso, cada um desses procedimentos é de suma importância. Até a sétima edição, tínhamos realizado mais de 245 mil procedimentos, o que mostra a dimensão do atendimento oftalmológico da Caravana”, explicou a coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena.

Além de Barra do Garças, também foram atendidos os municípios de Água Boa, Araguaiana, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Querência, Ribeirãozinho, Ribeirão Cascalheira e Torixoréu. Também houve atendimento a pacientes de outros estados, como Rondônia e Goiás.

Recomendações
Todos os pacientes que vão passar por cirurgias recebem um material explicativo com recomendações pré e pós-cirúrgicas. Não usar cremes e maquiagens, se alimentar bem, lavar bem a cabeça e o rosto, fazer a limpeza dos cílios, levar acompanhante e fazer uso de medicações são algumas das orientações que precedem a cirurgia.
Evitar movimentos bruscos e pegar peso, lavar bem as mãos antes da utilização do colírio, utilizar o colírio conforme recomendação médica, evitar ambientes contaminados (em especial locais com poeira), aglomeração de pessoas e poluição, usar somente lenços descartáveis, não esfregar os olhos, comparecer aos atendimentos pós-operatórios, e utilização dos óculos por 30 dias são algumas das recomendações após o procedimento pós-operatório.

Acompanhamento
Após passar por cirurgia, o Estado garante o acompanhamento do paciente pelos atendimentos pós-operatórios. O primeiro é realizado 24 horas após a cirurgia, o segundo, uma semana depois e o terceiro, 30 dias após.

GCom/MT – Francisco Alves

GCom/MT – Francisco Alves

Francisco Alves- Gcom-MT

Para Taques, a Caravana é um dos maiores programas sociais do Estado

José Medeiros/Gcom-MT

O governador do Estado, Pedro Taques, concluiu, no último sábado (05.08), a agenda de compromissos no município de Barra Garças, sede da oitava edição da Caravana da Transformação.

Ao longo da semana, o chefe do Executivo Estadual percorreu vários municípios do Vale do Araguaia para vistoriar e entregar obras de infraestrutura e títulos de regularização fundiária de imóveis nas áreas urbana e rural. Ele também entregou cartões do programa Pró-Família, da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), que beneficiará mais de 35 mil famílias em Mato Grosso.

Acompanhado pelo staff, Taques fez um balanço dos atendimentos e destacou que o Estado não tem medido esforços para atender a população de Mato Grosso, e também de estados vizinhos, como Goiás e Pará. “Em Barra, zeramos a expedição de carteira de identidade e fizemos mais de cinco mil cirurgias de catarata. A Caravana da Transformação já se concretiza como um dos maiores programas sociais do Estado”, avaliou o governador.

O coordenador-geral da Caravana, José Arlindo, explicou que para atender a uma demanda como esta, é necessário uma força-tarefa, mas que todo esforço é compensado com a satisfação dos pacientes que passam por consultas, exames e cirurgias oftalmológicas. “A cada edição, vamos aprimorando e adaptando a realidade de cada cidade. Para isso, contamos muito com a dedicação das equipes e com os parceiros, que também contribuem com sugestões no processo de preparação”, afirmou Arlindo.

A Caravana da Transformação segue até o dia 12 de agosto com serviços de saúde. Nesta edição, já foram contabilizados mais de 7 mil procedimentos oftalmológicos. Também foram atendidos pacientes vindos de Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Torixoréu,  Ribeirãozinho, Ponte Branca, Araguainha, Alto Garças, Campinápolis, e Pontal do Araguaia.

Evelyn Ribeiro | Gcom-MT

Seja o primeiro a comentar sobre "Taques provando que é competente"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*