Aragarças recebe o FICA – Festival Internacional de Cinema e vídeo Ambiental pela primeira vez na região do Vale do Araguaia

A cidade de Aragarças (GO) sediará o Festival Internacional de Cinema e vídeo Ambiental Araguaia, FICA Araguaia, nos dias 07,08 e 09 de setembro de 2017. O evento chega a cidade por meio do Projeto FICA ITINERANTE, com a intenção de unir e mostrar as culturas das cidades da região: Aragarças (GO), Barra do Garças (MT) e Pontal do Araguaia (MT). As oficinas vão acontecer no bosque da praia quarto crescente e os shows, mostras de cinema e artes, na Praça do Aerobar, principais pontos turísticos da cidade.

O FICA Itinerante é um projeto do governo de Goiás, organizado pela secretaria estadual de educação e conforme o órgão, tem por objetivo apresentar e divulgar o festival em lugares que não tem a oportunidade de prestigiar o evento, realizado anualmente na cidade de Goiás (GO). “O FICA Araguaia é um sonho de muito tempo do prefeito José Elias Fernandes e da Secretária de Educação e primeira dama Mara Nei Elias que participam com frequência do festival”. Como adianta Coordenador de Cultura e um dos organizadores do evento, Hoderban Gomes de Santana.

“Desde quando o prefeito José Elias assumiu a administração ele tem se preocupado muito em trazer cultura para a nossa população. O prefeito é escritor, jornalista e entende que precisa fazer com que a população tenha acesso mais fácil a cultura de diversos modos”, defende Santana. Para a realização do evento na cidade, os organizadores tiveram que entrar em contato com o governo Marconi Perillo para que o projeto se concretizasse.

“A prefeitura de Aragarças vislumbrou a possibilidade em realizar o FICA ARAGUAIA dentro do que o estado oferece para os municípios e por meio da Coordenadoria Municipal de Cultura, cumpriu todas as etapas para que o projeto se concretizasse.” explica a professora Salessuir Gomes Pereira Silva Gerente Pedagógica da Rede Municipal de Aragarças, uma das organizadoras do Fica Aragarças.

Objetivo do Festival

O objetivo é promover e democratizar o acesso ao cinema

ás pessoas de Aragarças, Barra do Garças e Pontal do Araguaia, promovendo uma mostra da produção mundial de cinema ambiental, intercalado com capacitação, exposição e apresentações culturais de artistas da região. “Divulgar os filmes premiados pelo FICA para uma população que dificilmente teria acesso às produções cinematográficas fora da programação comercial dos cinemas. além disso, abrir espaços as pessoas daqui, embora ainda de forma pequena, em minicursos  e oficinas para cinema e/ou áreas afins, e para produtores locais de documentários, com a temática socioambiental , mostrarem seu trabalho no concurso de curta-metragem” expõe Salessuir Gomes.

De acordo com Santana, a proposta também é fazer com que o festival se torne anual e entre para o calendário do FICA, no calendário municipal de atividades culturais e para a história. “A primeira coisa que a gente precisa fazer é um festival muito bom para que anualmente a gente o receba aqui e aumente as mostras e os dias de exibição.E quem sabe, no futuro, agente possa fazer o nosso festival de cinema, não só receber o festival de cinema ambiental, mas que a gente possa promover o nosso festival com a parceria do governo do estado” avalia.

As expectativas dos organizadores em relação ao evento são bem positivas. “As pessoas precisam acreditar mais no que elas fazem. Tudo dá certo quando a gente tem vontade. Um exemplo disso é o “Lual da Soninha”, o qual comecei fazendo no aniversário e hoje ele é um evento em que  consigo trazer artistas de fora, um evento, que hoje, ele já tem um nome tem uma marca”, afirma a coordenadora do evento Sonia Aparecida das Chagas e principal organizadora do Lual da Soninha que acontece anualmente, trazendo cultura e atrações musicais para a região.

Atrações culturais

Entre as atrações estão a mostras de cinema, tendas da Academia de Letras, além de exposição de quadro, varal de poesia, exposição de livros, exposição de fotografias locais, tenda de artes plásticas, apresentações de capoeira e de dança. Conforme consta na programação haverá espaço para música com o grupo de marakatu, Coco do cerrado, banda Sloop Dogs, Divino Arbués e Simone Matos entre outras atrações conhecidas na região.

“As atrações a gente dividiu em tempo, cada dia vai ter uma atração, vamos aproveitar os diversos locais abertos da cidade, para o evento. Uma forma das pessoas estarem visitando, conhecendo os locais” relata Chagas.

 Participação

Para todas as oficinas o limite é de 30 vagas por curso, serão 10 oficinas ofertadas, todas dentro da área de cinema. Artes Plásticas, adultos, Artes plásticas, crianças a partir de cinco anos, atividades de cineclube, educação e cinema, montagem de projetos culturais, cinema roteiro e ator de cinema, fotografia no período da tarde e da manhã, figurino para cinema a partir de material reciclado e maquiagem artística e efeitos visuais.

Segundo os organizadores, a premiação ocorrerá no concurso de curta metragem, sob a responsabilidade dos organizadores do FICA de Goiânia e da cidade de Goiás Velho (GO), que vêm à Aragarças para fazer as oficinas e analisar os curtas a serem inscritos no concurso. São 50 o limite de trabalhos inscritos para a competição e quanto à premiação, o primeiro lugar ganhará 1500 reais, 1000 reais para o segundo lugar e 500 reais para o terceiro lugar.

Inscrições

Para este ano as inscrições não serão feitas via online.  Os interessados devem se dirigir à secretaria de cultura municipal de Aragarças na coordenação de cultura para realizar as inscrições de oficinas e coordenação de meio ambiente para inscrições de curta metragem. O órgão municipal fica na Avenida Getúlio Vargas, setor administrativo perto do colégio Dr. Rubens Aguirre.

As oficinas são todas gratuitas, valendo certificação de 12 horas para estudantes que queiram melhorar o currículo acadêmico. Serão realizadas entre os dias 25 de agosto a 6 de setembro, pela manhã das 8h às 11h e à tarde das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Mais informações pelo site http://www.aragarcas.go.gov.br/

Agência Focaia/Redação

Suzana Ataíde

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Aragarças recebe o FICA – Festival Internacional de Cinema e vídeo Ambiental pela primeira vez na região do Vale do Araguaia"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*