O FICA Itinerante em Aragarças

Ao longo de duas décadas o Festival de Cinema Ambiental firmou-se como um dos mais concorridos do país. A Cidade de Goiás recebe anualmente produtores de inúmeros países, com filmes cada vez de melhor qualidade.

Quem pode comparecer, tem o privilégio de assistir, em primeira mão, o que há de melhor no gênero. Acontece que a maioria dos amantes da sétima arte ficava no prejuízo, pois nem sempre as películas alcançam apelo de público para exibição nas salas dos  cinemas comerciais.

Atento a esse desencontro do público com os filmes selecionados no Festival, o governador Marconi Perillo criou o FICA Itinerante, para facilitar sua divulgação, especialmente junto ao público do interior. Ideia feliz, que vem reativando a frequência aos cinemas de muitas cidades e estreando  na maioria,  que ainda não possui projetores.

Como a prefeitura de Aragarças adota arrojada política de incentivo à cultura, a secretária de educação, primeira dama Mara Nei Elias, inseriu nas comemorações da Semana da Pátria a programação cinematográfica.  Idealizado por  Fabrício  Burjack e coordenado por Luzia Nogueira,  Hoberdan,  João do Couto, Selassuí, Cristina, Soninha, os gestores culturais  da prefeitura se mobilizaram com a equipe do FICA Itinerante e ofereceram um evento que encantou a todos  e  abriu  espaço também aos artistas locais . Durante três dias o público contou com oficinas de artes plásticas, cinematográficas, fotografias, maquiagem e outras, ministradas por professores da Secretaria Estadual de Cultura, cedidos pelo secretário José Chaude.

O Festival de Cinema Itinerante de Aragarças contou com a colaboração das principais entidades culturais também de Barra do  Garças e  de Pontal do Araguaia, como a Universidade Federal de Mato Grosso, Academia de Letras de Barra,  Artesanato Indígena Berocan, Universidades Catedral e Onopar, dentre outras.

Coordenados pelo experiente Eduardo Queiroz, a equipe do FICA contou com André Luiz, escultor Noé,   Lilo, William Spalda, Géssica Viloas, Vanessa Prudente, Eduardo, Thays Florêncio, Layane Ooiveira, Vicente Flores, Mazé, Edson Barbosa e a palhaço Lucivalda, com suas  misteriosas mágicas   conquistou os aragarcenses.

José Elias Fernandes é jornalista, ex-deputado e prefeito de Aragarças.

Seja o primeiro a comentar sobre "O FICA Itinerante em Aragarças"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*