General sugeriu. Mas uma intervenção militar no Brasil seria possível atualmente?

7.set.2017 - Militares participam de desfile da Independência em Porto Alegre (Estadão Conteúdo)

Sugerida por pequenos grupos durante manifestações recentes contra políticos, a possibilidade de uma intervenção militar no Brasil voltou a ser debatida após declarações do secretário de economia e finanças do Exército, general general Antonio Hamilton Martins Mourão. Em palestra numa loja maçônica de Brasília na sexta (15), Mourão respondeu a uma pergunta sobre a eventualidade de uma intervenção militar constitucional. Disse que os militares poderão ter de “impor isso” e que essa “imposição não será fácil”.

Segundo três especialistas ouvidos pelo UOL, porém, as manifestações favoráveis à intervenção não encontram  respaldo na Constituição nem representam o entendimento e comportamento do Ministério da Defesa na era democrática do país.

Dois cientistas políticos e um especialista em Direito Constitucional ouvidos pela reportagem ressaltam que a opinião do general está longe de ser a posição oficial do Ministério da Defesa desde a redemocratização do Brasil.

“As Forças Armadas estão atuando de acordo com conceitos e princípios democráticos, sabendo que seu papel não é de governar”, avalia João Paulo Machado Peixoto, cientista político.

Daniela Garcia e Luciana Amaral
Do UOL em São Paulo e em Brasília.

General fala em intervenção militar contra corrupção

https://videohd7.mais.uol.com.br/16315000.mp4?ver=1&r=https://noticias.uol.com.br&hashId=15058398537052952

Seja o primeiro a comentar sobre "General sugeriu. Mas uma intervenção militar no Brasil seria possível atualmente?"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*