O esporte para combater as drogas

Na carência de recursos para obras, a prefeitura concentra esforços na promoção  humana, especialmente na cultura, no esporte e nas artes. Desde as crianças até os idosos todos participam de programas especiais, com diversas equipes organizadas com a incumbência de mudar os costumes da população.

Embora cidade rica em atrações, a pobreza de recursos não permite a organização de roteiros atrativos para um turismo lucrativo, capaz de gerar recursos, mesmo diante do farto potencial. Assim, os investimentos municipais concentram-se na melhoria do nível de evolução do povo, na expectativa de despertar criatividade suficiente para aproveitar o que a natureza oferece com abundância.

Com essa concepção, o prefeito (que já ocupou vários cargos na administração estadual) dedica os minguados recursos à oferta de cursinhos de iniciação esportiva, nas mais variadas modalidades (judô, caratê, capoeira, taekwendo, natação)  para as crianças a partir dos quatro anos de idade; disponibiliza ainda aulas de música, de canto coral, de teatro,  danças como zumba, balé etc.

Além de melhor preparar as novas gerações, há também a preocupação de desviar os adolescentes das drogas, que infernizam a vida das famílias de todas as classes sociais por este Goiás afora. Adultos e idosos igualmente merecem  atenção, em programas como Caminhando com o Prefeito, em que os grupos se reúnem  pela manhã nos postos de saúde  e desenvolvem caminhadas pela cidade, terminando com aulas de alongamento, ao fim das quais todos recebem um lanche. Com isso as ruas de Aragarças despertam logo cedo e as praças se movimentam até tarde da noite, pois na falta de ginásios de esporte, improvisam-se academias ao ar livre.

O ensino à distância e a qualificação profissional constituem outros caminhos para despertar a ambição de crescimento individual que se incentiva em Aragarças. Daí o interesse da Prefeitura em celebrar convênios com os órgãos do sistema S (Sebrae, Senai, Sesi, Senar etc),  Instituto Federal de Ensino e outros.

José Elias Fernandes é jornalista, ex-deputado e prefeito de Aragarças.

Seja o primeiro a comentar sobre "O esporte para combater as drogas"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*