Cortes do Governo Federal podem afetar drasticamente programas sociais em Barra do Garças

Em entrevista coletiva na manhã de sexta-feira (6/10), a secretária de Assistência Social de Barra do Garças, Viviane Sales, demonstrou toda a preocupação dela e também do prefeito Roberto Farias sobre os cortes anunciados pelo governo federal no orçamento do país para 2018 que podem chegar a 90% e consequentemente afetarem os programas sociais que são desenvolvidos em parceira com os municípios.

A secretária informou os recursos do bolsa família, carteira de idosos, entre outros programas serão afetados diretamente caso o governo federal mantenha a decisão de reduzir os valores no orçamento.

Viviane explicou que já tem municípios anunciando que vão fechar as Secretarias de Ação Social no ano que vem. “A situação é preocupante, aqui em Barra do Garças, o prefeito resolveu manter os programas e vamos redobrar os esforços para que as pessoas mais simples não sejam prejudicadas”, destacou.

Em torno de 3 mil famílias de Barra do Garças são atendidas pelos programas sociais da prefeitura em parceira com o governo federal.

Na semana passada foi realizada uma reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), no encontro o então secretário da Setas falou sobre os problemas desse corte de repasses, “Estamos falando de um corte de mais de 90% do orçamento para o social, isso é um prejuízo para a população mais vulnerável de Mato Grosso. Aqui nesta reunião da CIB são mais de 40 municípios em mobilização para que esta diminuição não aconteça”, frisou o atual Secretário Chefe da Casa Civil Max que na época estava à frente da Setas.

A presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-MT), Solange Zago, completou a fala do secretário sobre o corte de gastos do Governo Federal com a assistência social. “Este ato realizado hoje em nível de Brasil tem como objetivo mostrar para o Governo Federal que tem muita gente precisando desse olhar carinhoso, e desse dinheiro. Esta mobilização é para que não tenha retrocesso na assistência social”, ressaltou Solange.

Na coletiva, Viviane falou também sobre a situação das casas do Residencial Carvalho, “Estamos cobrando e o que sempre ouvimos da Superintendência da Caixa que desde o impeachment da Presidenta Dilma os recursos não são enviados, a empreiteira quebrou e estão aguardando a volta dos repasses, que também foram cortados do ‘Minha casa, minha vida’ para fazer uma nova licitação, nosso papel estamos fazendo, que é cobrar”, citou.

Viviane Sales alertou também para que as famílias não invadam o local, “têm pessoas incentivando a invasão de forma irresponsável, pois trará apenas problemas pra quem entrar, serão retiradas e poderão perder benefícios, tomem cuidado com pessoas que querem usá-los para fazer política e depois os problemas ficarão com quem fizer a invasão”, concluiu.

Nos últimos dias um grupo de famílias foram levadas ao local por duas pessoas (um empresário e um ex-candidato a vereador) invadindo o Residencial que está sob responsabilidade da União. A invasão foi denunciada aos órgãos competentes.

Araguaia Notícia c/ Secom-BG

Seja o primeiro a comentar sobre "Cortes do Governo Federal podem afetar drasticamente programas sociais em Barra do Garças"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*