Mude o tamanho do texto: A A A

Seduc comemora Dia do Professor com programação especial

Junior Silgueiro/Seduc-MT

Evento na Arena Pantanal propôs ainda aos professores uma reflexão sobre como deixar sua marca no processo educacional de Mato Grosso.

Viviane Saggin | Seduc-MT

Para celebrar o Dia do Professor, tradicionalmente comemorado no dia 15 de outubro, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) realizou nesta segunda-feira (09.10), na Arena Pantanal, uma programação especial para os educadores da rede estadual.

O evento teve ainda como objetivo propor aos professores uma reflexão sobre como deixar sua contribuição no processo educacional de Mato Grosso. Para abordar o tema, a master-coach e consultora comportamental da Superintendência de Escola do Governo, Tatiane Carla Barbieri, ministrou a palestra “Como deixar sua marca na Educação”.

A programação contou também com oficinas, exposições do “Amigos da Educação”, serviços, como os da MT Prev, que esclareceu dúvidas sobre regras de aposentadoria, pensão por morte e certidão de tempo de contribuição (CTC), aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, orientação de higiene bucal, teste de glicemia capilar, além de praça de alimentação com food bike, área de recreação e sorteio de bolsa de estudos.

O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, parabenizou os educadores presentes e destacou os esforços que a Seduc tem feito para promover a melhoria de estrutura e a valorização dos profissionais da educação.

“Mesmo com todos os investimentos, sabemos que não é possível resolver todos os problemas de uma só vez. Mas isso não significa que, com essa união entre gestores e profissionais da educação, e a energia de cada um, esses problemas não sejam superados”.

Marrafon ressaltou que tem muita convicção de que é a construção conjunta, a união como palavra-chave, de força, que vai levar a educação além.

“Quando todo mundo põe o seu tijolinho do amor em prol da educação, com certeza ela muda, se transforma para melhor. Lá na ponta, a cidadania se fortalece, a democracia se fortalece. E muitas vezes, em um prazo um pouco mais longo, já que o processo educativo que toma mesmo alguns anos, a gente vai perceber efeitos para sempre, que duram no mínimo 30 anos para atender às próximas gerações”, argumentou.

Participação

A professora Eliana Barbosa, que atua na rede estadual há 32 anos, sendo 15 como gestora, e é a atual diretora da Escola Estadual Hélio Palma de Arruda, em Cuiabá, compareceu ao evento, juntamente com outros 32 educadores da unidade escolar.

Para ela, a iniciativa inédita por parte da Seduc agradou os professores e promoveu momentos de interação, conhecimento e descontração – ela aproveitou os serviços oferecidos como maquiagem e massagem. “O evento nos fez sentir respeitados e reconhecidos e mostrou que o governo não nos esqueceu”.

Para o secretário-adjunto de Política de Pessoal da Educação, Édiulen Jesus de Arruda Leite, o evento foi preparado para celebrar os professores e que a ideia surgiu a partir da Semana da Saúde do Professor, uma iniciativa que virou lei por meio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

“O governo acolheu a ideia, entendendo que o servidor público da educação é o bem maior da Seduc. Assim, elaboramos as ações para enaltecer essa profissão tão rica para nosso estado”, argumentou o gestor, lembrando que, ao todo, foram disponibilizados cerca de 48 serviços e atendimentos, desde questões pedagógicas e ensino ao trato pessoal do servidor.

Seja o primeiro a comentar sobre "Seduc comemora Dia do Professor com programação especial"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*