Acadêmicas de Pedagogia realizaram tour pelos pontos históricos de Barra

Acadêmicas de Pedagogia, acompanhadas pela Coordenadora do curso, Elisiane Tolio e as Professoras Camila Rodrigues, Glaucia Paiva, Francisneire Silva e Marli Terezinha, realizaram dia 10/10, quarta-feira, um tour pelos pontos históricos de Barra do Garças.

A visita faz parte do Projeto de Educação Patrimonial: “Cidade de Barra do Garças e suas Memórias”, que enfatiza a necessidade de reconhecer lugares que guardam histórias do passado, da cidade de Barra do Garças, bem como as marcas deixadas por alguns grupos sociais, que no geral são personalidades locais ligadas ao poder e que podem ser reconhecidas por meio de seus nomes gravados em monumentos, ruas, praças e etc.

Segundo a Coordenadora do curso Elisiane Tolio, esse reconhecimento irá ampliar a visão crítica e mostrará aos acadêmicos a necessidade da preservação do passado, como um resgate de memória. “A percepção de como o tempo histórico interfere no espaço físico, nos leva a refletir a respeito da memória do local, na perspectiva de uma educação patrimonial. Assim, os acadêmicos e, por conseguinte seus futuros educandos, perpassarão pela ideia central de patrimônio, que é conhecer, preservar e difundir”, ressaltou Elisiane.

O Projeto engloba as disciplinas de: Conteúdo e Metodologia da História, Conteúdo e Metodologia da Geografia, Conteúdo, Metodologia das Ciências Naturaise Metodologia de Projetos Interdisciplinares. A metodologia utilizada foi a de observação, em que as acadêmicas analisaram as mudanças ocorridas no decorrer dos anos no Porto do Baé, Praça da Matriz Santo Antonio, Escadaria do Cristo, Ocupações Próximas à Serra Azul, Águas Quentes, Construções atuais e o Planejamento urbano.

O tour iniciou no Parque Municipal Salomé José Rodrigues, conhecido popularmente como Porto do Baé. A primeira observação foi nas margens do rio Araguaia, onde as professoras explicaram sobre o inicio das navegações no rio Araguaia e a atual degradação ambiental.

Em seguida, prosseguindo pela Rua Primeiro de Maio até a Praça da Matriz, as alunas tinham que identificar as mudanças estruturais que aconteceram no decorrer dos anos, fazendo a comparação de casas antigas, com a construção de casas novas, e também, as modificações realizadas na Praça da Matriz, após a sua reforma.

Logo após, foram até a Escola São João Batista, à Escadaria que dá acesso ao Cristo, à Avenida Ana Lira, à Avenida Valdon Varjão, à Rua XV de Novembro, ao Mercado Municipal e à Praça Sebastião Júnior, para repararem nas ocupações e construções atuais.
Na sequência, foi realizada a observação da Praça dos Garimpeiros, da Prefeitura Municipal, do Monumento do Obelisco na entrada da cidade (sentindo Aragarças) e do Parque das Águas Quentes, onde foi finalizado o tour.

“O tour foi muito produtivo. É essencial realizar esse tipo de visita, pois proporciona a interação entre a teoria e a prática, além disso, desenvolve no acadêmico a percepção social, político, e econômica, que está envolvida em cada ponto histórico visitado”, destacou a Professora Marli Terezinha W. Adams.

A acadêmica Denise Luzia Vieira Sousa Lina, do 6º semestre de Pedagogia, destacou o quanto a visita foi enriquecedora: “foi de grande valia, pois tivemos a oportunidade conhecer a história de cada ponto histórico/turístico de Barra do Garças e esclarecer nossas dúvidas. É muito importante participar de visitas como essa, pois nos capacitam como profissionais, além de ampliarem nosso conhecimento”.

Seja o primeiro a comentar sobre "Acadêmicas de Pedagogia realizaram tour pelos pontos históricos de Barra"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*