Ponte entre Barra do Garças e Araguaiana em péssimas condições oferece risco a população

Prefeito de Araguaiana quer assumir a reforma da ponte, de responsabilidade do estado

A ponte de madeira do Córrego Pitomba, que liga Barra do Garças a Araguaiana na MT-100, sofreu a ação do tempo e apresenta visíveis problemas de estrutura. Madeiras soltas e queimadas, buracos e instabilidade estão colocando em risco os transeuntes entre os dois municípios. A Prefeitura de Araguaiana não pretende esperar o governo do estado para solucionar o problema da ponte.

Os moradores das proximidades alegam que pessoas até atearam fogo na ponte do Pitomba como forma de protesto para que ela fosse reconstruída. Após o incêndio, a estrutura ficou ainda mais prejudicada e não aparenta suportar o fluxo de veículos por muito tempo. A reportagem do Semana7 encontrou madeiras soltas e buracos, o que dificulta a passagem, e constatou que a ponte balança quando atravessada de carro.

Segundo o prefeito de Araguaiana Getúlio Dutra Vieira Neto (PSDB), a ponte, de aproximadamente 30 metros, é de responsabilidade do governo de Mato Grosso. O estado lançou no começo do ano o programa Pró-Concreto, que tem derrubado estruturas de madeiras em Mato Grosso e substituído por pontes de concreto.

A iniciativa acompanha a interligação dos municípios com vias de asfalto, através do Pró-Estradas. Mas o município ainda não foi contemplado com uma estrutura concretada, embora o asfalto no trecho da MT-100, entre Araguaiana e Barra, exista desde a gestão do governador Silval Barbosa.

“Eu vou ter que usar minha gestão para arrumar a ponte, dar uma melhorada, porque quem a usa mais é o povo de Araguaiana”, afirma. Segundo ele, o gestor de Barra do Garças, Roberto Farias (PMDB), afirmou estar sem orçamento para reformar a ponte.

“A gente tem que dar razão para ele. Ele está atendendo gente da nossa cidade que vai para o hospital de Barra do Garças. Sou eu que tenho que levar o meu povo para lá, ele não vai trazer o povo dele para cá. Quem precisa ir atrás de tratamento médico fora do município é o povo de Araguaiana.”

A situação está prejudicando a turma de universitários de Araguaiana, que se locomove todos os dias para assistir aulas no câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Barra do Garças e Pontal do Araguaia. Segundo informações publicadas por internautas na rede social Facebook, os estudantes precisam descer do ônibus, às vezes no meio da noite, para que ele atravesse a ponte.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), informou que vai realizar um boletim de ocorrência para apurar o incêndio na ponte, configurado como crime ao patrimônio público. A secretaria também destacou que enviará um engenheiro civil ao local para averiguar os danos e avaliar quais medidas serão necessárias. Ainda segundo a Sinfra, a ponte do Pitomba está na lista de prioridades do programa do governo do estado Pró-Concreto.

Por Kayc Alves/Da Redação/Semana7

Seja o primeiro a comentar sobre "Ponte entre Barra do Garças e Araguaiana em péssimas condições oferece risco a população"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*