Governo debate regionalização do turismo em Canarana

Foto: Reprodução

O município de Canarana promove, nesta sexta-feira (24.11), uma audiência pública para discutir o turismo regional dos municípios que compõem o Vale do Araguaia. A audiência terá a participação do secretario adjunto de Turismo do Estado, Luis Carlos Nigro, e do coordenador de Pesquisa e Planejamento do Turismo da Seadtur, Diego Orsini Beserra.

A regionalização do turismo é uma das principais diretrizes do Ministério do Turismo, com o Programa de Regionalização do Turismo, e Mato Grosso tem avançado na implantação do programa nas oito regiões turísticas traçadas no Estado.

A regionalização trabalha sob a perspectiva de que mesmo um município que não possui uma clara vocação para o turismo – ou seja, que não recebe o turista em seu território – pode dele se beneficiar, desempenando o papel de provedor ou fornecedor de mão de obra ou de produtos destinados a atender o turista.

“O trabalho regionalizado permite, assim, ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região. O Programa de Regionalização do Turismo trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo Ministério com estados, regiões e municípios brasileiros”, explica o secretário Luis Carlos Nigro.

Um dos papeis da Secretaria Adjunta de Turismo do Estado é auxiliar na criação das Instâncias de Governança Regional de Turismo (IGR), que são os grupos permanentes que irão discutir o turismo em cada região do estado. As IGRs são formadas por representantes do poder público e da sociedade civil organizada.

Mato Grosso está dividido em oito regiões. O município de Canarana pertence ao Polo Turístico do Araguaia. Este polo é composto por nove municípios: Canarana, Campinápolis, Barra do Garças, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia e Ribeirão Cascalheira. O polo Araguaia ainda possui duas regiões: Região Turística Domo de Araguainha e a Região Turística Vale do Araguaia.

Além de traçar ações para o desenvolvimento do turismo em cada região, as IGRs são extremamente importantes para a manutenção destas ações e das políticas públicas voltadas para o turismo. Assim, mesmo com a mudança de gestores públicos, como prefeitos, os projetos para o setor poderão ser mantidos nos municípios.

A audiência pública em Canarana está sendo organizada pela Assembleia Legislativa, atendendo a solicitação do deputado Adalto de Freitas. O evento será no Centro de Tradições Gaúchas do município, às 14h.

Assessoria | Seadtur

Seja o primeiro a comentar sobre "Governo debate regionalização do turismo em Canarana"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*