ARAGARÇAS – Prefeitura coleta exames de PSA na Feira da Lua

A Secretaria de Saúde de Aragarças comemora o sucesso da campanha de prevenção ao câncer de próstata. No último dia 25, na Feira da Lua, foram feitas mais de 300 coletas de sangue para a realização do exame de sangue de PSA – Antígeno Prostático Específico.

Todos os homens, acima de 40 anos, inclusive o prefeito José Elias, receberam uma cartilha informativa além de participarem da palestra com a equipe do NASF sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, tudo de forma gratuita.

Os exames serão encaminhados ao laboratório responsável pela análise e assim que prontos todos os mais de 300 participantes, deverão retirá-los no Laboratório Central, localizado em frente ao Pronto Socorro do Hospital Getúlio Vargas, em Aragarças, a partir do dia 06 de dezembro.

Caso o resultado apresente alteração o paciente será comunicado e poderá realizar uma consulta médica especializada com o médico, na Unidade de Saúde, para acompanhamento.

A ação fez parte do calendário de atividades do Novembro Azul desenvolvido em Aragarças, que visa esclarecer, sensibilizar e conscientizar a população masculina sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata.

Para o Secretário Municipal de Saúde, José Fabio, é importante conhecer em detalhes esse exame laboratorial. Quanto maior o nível de PSA no sangue, maior também é a chance de o paciente ter câncer de próstata, sendo que taxas inferiores a 2,5ng/ml são consideradas normais. “Isoladamente, o exame de toque realizado na investigação de câncer de próstata não oferece altas taxas de confiabilidade. Quando associado ao exame PSA (antígeno prostático específico), a dupla oferece 92% de acerto no diagnóstico” ressaltou o secretário.

Ascom / Assessoria

Seja o primeiro a comentar sobre "ARAGARÇAS – Prefeitura coleta exames de PSA na Feira da Lua"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*