Pró-Família fomenta políticas de proteção social nos municípios

Iniciativas das prefeituras geram oportunidades às famílias beneficiadas pelo programa.

Mel Mendes | Setas-MT 

O Pró-Família é um programa de enfrentamento à pobreza que articula a distribuição de renda com trabalho social e projetos de geração de renda para as famílias envolvidas. Como parte do Pacto Pró-família, firmado entre o Governo do Estado e municípios, cabe ao poder público municipal desenvolver projetos e políticas públicas locais que incluam as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

“O programa propõe que os municípios pactuem com outros parceiros ações que priorizem as famílias beneficiárias do Pró-Família. Cada município, de acordo com a sua realidade e vocação, define seus projetos, que combinados com a distribuição de renda, ajudam de fato a reduzir a vulnerabilidade e a desigualdade social de forma mais ampla”, explica a coordenadora do programa, Jennifer Josiane Jeronimo.

Nortelândia saiu à frente com o projeto ‘Horta Comunitária: promovendo saúde e bem estar social’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento econômico, Agricultura e Meio Ambiente e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). A iniciativa visa proporcionar às famílias a complementação nas condições de alimentação por meio de uma atividade sustentável, além de promover saúde e estimular o convívio comunitário.

Foto: Jana Pessôa/Setas-MT.

A produção da horta será dividida entre os produtores e o excedente comercializando, gerando renda e maior autonomia para as famílias envolvidas. O terreno onde o projeto será implementado foi cedido pela prefeitura e entregue à comunidade na última segunda-feira (05.02) em cerimônia que contou com a participação da equipe da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT). As atividades terão início ainda em março, com a realização de um curso de cultivo de legumes.

Já em Primavera do Leste a prefeitura estabeleceu uma parceria com empresas locais e agências de emprego para captação de vagas de acordo com o perfil dos beneficiários do Pró-Família, encaminhamento e acompanhamento no mercado de trabalho. Em Barra do Bugres o primeiro passo foi dado com uma iniciativa da prefeitura para atualização cadastral do Cadastro Único e parcerias para a regularização da documentação civil das famílias. Além disso, a ação prevê a realização de palestras e oficinas de cidadania para os beneficiários do Pró-Família.

“Com ações simples como essas o município pode gerar milhares de oportunidades para estas famílias para além da distribuição de renda. Estamos trabalhando, articulando estado e prefeituras, para tirar essas pessoas de forma efetiva da invisibilidade e contribuir para a real superação da vulnerabilidade social”, conclui a coordenadora do programa.

Seja o primeiro a comentar sobre "Pró-Família fomenta políticas de proteção social nos municípios"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*