Mato Grosso se destaca pela produção de energia limpa

Mato Grosso fechou 2017 com quase 95% da sua energia elétrica gerada por fontes renováveis, de acordo com dados apurados pelo grupo Energisa de Mato Grosso.

O relatório aponta que 93,32% da energia tem origem hídrica, enquanto as outras fontes renováveis como Biomassa e Solar Fotovoltaica somaram 1,24%. Já as fontes não renováveis (Diesel e Gás Natural) somaram apenas 5,44%.

Além do ótimo desempenho das fontes renováveis, a geração em 2017 de todas as fontes de energia em Mato Grosso foi suficiente para atender a demanda total de energia do Estado e ainda exportar para o Sistema Interligado Nacional, um excedente de produção de 48%.

Como explica o Coordenador de Energia da adjunta de Indústria, Comércio, Minas e Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Teomar Magri, o Brasil possui umas das matrizes mais limpas e completas de geração de energia elétrica do mundo com cerca de 75,5% de renováveis, destacando nos últimos anos o crescimento das fontes eólicas e solar.

“Os países desenvolvidos possuem em média 23,1% de energias renováveis na sua matriz enquanto os demais atingem cerca de 22,5% em média, ou seja, Mato Grosso com 94,56% de geração renovável, sem dúvida está na vanguarda no nosso país quando se fala em geração de energias renováveis, com expectativa de crescimento nos próximos anos as fontes hídricas, solar e de biomassa, como já vem sinalizando”, ressalta.

Em 2017, os 107 empreendimentos existentes de geração de energia elétrica do Estado, ficaram assim distribuídos e também conta com 285 empreendimentos relativos a micro e mini usinas Solar Fotovoltaicas na modalidade de geração distribuída:

11 Usina Hidrelétrica (UHE’s)

1 UT a Gás Natural

7 UT’s de Biomassa (Bagaço de cana, cavaco de madeira, capim elefante)

4 UT’s a Óleo Diesel

84 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s e CGH’s) 

O último Balanço Energético de Mato Grosso publicado em parceria da Sedec com a Universidade Federal de Mato Grosso divulgou a distribuição da matriz energética no Estado que é formada predominantemente pelas hidrelétricas (75%), cuja matéria prima é a água, usinas termelétricas (20%), que geram energia a partir do gás e da biomassa (5%), a partir, por exemplo, do bagaço da cana de açúcar.

Incentivo

Mato Grosso após iniciativa da Sedec foi um dos primeiros Estados a isentar o ICMS na modalidade de micro e minigeração distribuída a partir da adesão ao Convenio Confaz 16/2015 pelo Convênio 130/2015 em 04/11/15 e regulamentado pelo Decreto Lei 382/15 do Governo do Estado em 29/12/15 com validade a partir de 01/01/16. Nesta modalidade estão contemplados os empreendimentos com até 1.000 kW de potência instalada de fontes renováveis como CGH’s, Biogás, e, principalmente a Solar Fotovoltaica.

Renata Menezes | Sedec-MT 

Seja o primeiro a comentar sobre "Mato Grosso se destaca pela produção de energia limpa"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*