TO-500 – Em audiência com “Javaés”, autoridades garantem anuência para obras

Membros da Comissão Permanente da TO-500 e representantes do Governo do Tocantins, Ministério Público Federal, Funai e IBAMA se reuniram neste último dia 22, em Formoso do Araguaia/TO para discutir os próximos passos no processo de pavimentação da rodovia Transbananal, ligando Mato Grosso ao Tocantins.

 O encontro teve a participação do deputado Estadual Baiano Filho, principal articulador mato-grossense para a consolidação da travessia. Na oportunidade, caciques da etnia Javaés que ocupam o lado tocantinense da ilha, manifestaram apoio ao projeto de pavimentação que pretende cortar a ilha do Bananal, estabelecendo uma ligação efetiva entre os municípios de São Félix do Araguaia (MT) e Formoso do Araguaia (TO).

A nova rota comercial deve alavancar o escoamento da produção entre os estados, fortalecendo também as relações turísticas e comerciais.

Segundo Baiano, com a anuência das comunidades indígenas tocantinenses, o próximo passo é garantir a concordância das etnias em Mato Grosso. Para tanto, uma segunda audiência pública será realizada neste sábado, 24.02, às 9h, na Aldeia Santa Izabel em São Félix do Araguaia/MT.        

Após o dialogo com as comunidades indígenas, o próximo passo será se reunir com o Governo do Tocantins, o que deve ocorrer até abril.

Por Naiara Martins

Seja o primeiro a comentar sobre "TO-500 – Em audiência com “Javaés”, autoridades garantem anuência para obras"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*