Rotary de Querência auxilia em campanha contra hanseníase

A luta para eliminar a hanseníase em Mato Grosso ganha mais um forte aliado, o Rotary Club de Querência, que criou o Projeto Palmilhas Solidárias e auxiliou o município na capacitação profissional, além de doar o material necessário para confecção das palmilhas. A prestação desse serviço à comunidade é feito por meio de regulação pelo SUS nas unidades do Programa Saúde da Família que acompanham pacientes em tratamento. O paciente que não tem como adquirir um calçado novo para receber as palmilhas, é atendido com a doação de sapatos, de acordo com a sua necessidade.

A produção da sapataria é realizada de acordo com a demanda apresentada pelo município. Quando a equipe técnica de saúde detecta o problema é encaminhado para adaptação do calçado; o paciente tem um horário agendado e recebe as palmilhas e a orientação sobre autocuidados. 

Em novembro de 2017 a direção do Distrito 4440 do Rotary solicitou uma palestra com um profissional da saúde para alguns esclarecimentos sobre a hanseníase, e manifestou interesse em auxiliar de alguma forma o município no combate à hanseníase.

Na época a Secretaria municipal de Saúde realizou uma roda de conversa com os rotarianos sob a coordenação da fisioterapeuta Danyellen Olegário. “Durante essa atividade surgiu à proposta de fazermos uma parceria para a realização do serviço de sapataria, pois essa era a necessidade mais urgente para os pacientes com lesões e perda de sensibilidade nos pés”, informou a fisioterapeuta.

Segundo informou Danyellen Olegário, o projeto sensibilizou a comerciante de calçados, Eroni Betanin que fez a doação de papetes para pacientes do sexo feminino. O atendimento dos pacientes é realizado no Posto de Saúde da Família de Nova Querência, mediante agendamento pelo telefone do PSF (66) 3529.1531.

Rose Velasco | Assessoria SES/MT 

Seja o primeiro a comentar sobre "Rotary de Querência auxilia em campanha contra hanseníase"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*