Escritório Regional de Saúde realiza roda de conversa sobre influenza em Água Boa

ERSAB realiza roda de conserva sobre Influenza - Foto por: Ascom SES/MT

Roda de conversa ajudou a sanar diversas dúvidas dos profissionais de saúde e esclarecer pontos importantes do protocolo de atendimento à população.

Rose Velasco | SES/MT 

A direção do Escritório Regional de Saúde de Água Boa realizou uma roda de conversa para tratar do protocolo de tratamento da gripe Influenza com os técnicos das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, do setor de Regulação e de Atenção a Saúde do ERSAB. Também participaram os coordenadores de Vigilância em Saúde e Atenção a Saúde do município.

Foram abordados os aspectos clínicos da doença, incluindo os sinais de agravamento e as condições e fatores de risco para complicações; a definição e diferenciação de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); a classificação e manejo do paciente suspeito ou confirmado para Influenza; quais as indicações de uso dos antirretrovirais; a importância da coleta do material para identificação do agente causador da SG ou SRAG; a necessidade da notificação dos casos suspeitos de Influenza para pacientes com SRAG hospitalizados; a descrição das referências em baixa, média e alta complexidade para monitoramento e tratamento dos pacientes; bem como a questão da imunização da população priorizando o público-alvo da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

De acordo com Camila Trentin Zandoná, farmacêutica do Escritório Regional de Saúde de Água Boa, observou-se durante a roda de conversa a importância dos profissionais da área em debater sobre a doença, sendo sanadas diversas dúvidas e esclarecidos pontos importantes do protocolo. Também se aproveitou a atividade para estabelecer alguns fluxos de forma adequada.

Dentre os itens abordados alertou-se para o uso mais criterioso dos medicamentos antirretrovirais para o tratamento e quimioprofilaxia da Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave e a necessidade tanto da vacinação como do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de notificação da Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Zandoná informou também que todos os participantes receberam cópias da Nota Técnica nº 001/2018/ERSAB/SES-MT, baseada no Protocolo de Tratamento da Influenza e os documentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde, e cópia de orientação técnica do LACEN-MT (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso), sobre a coleta de material para análise, acondicionamento e transporte de amostras para detecção viral.

Seja o primeiro a comentar sobre "Escritório Regional de Saúde realiza roda de conversa sobre influenza em Água Boa"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*