Tira Gosto

TRIUNVIRATO
Notícias de bastidores dá conta de que os prefeitos de Barra, Pontal e Aragarças vão se encontrar para delinear planos de trabalhos conjuntos para beneficiar os setores do comércio e turismo. É um assunto que já foi tema, anos antes, mas que não chegou a se concretizar por pequenas vaidades e que tinha o nome de Barragarças. Quem sabe agora possa dar certo?

TURISCANDO…
Querendo aparecer, a exemplo de Lula, o ex-governador de Mato Grosso e hoje ministro, da Agricultura, Blairo Maggi (PP), vai fazer mais um tour por vários países neste mês. A informação foi publicada pela coluna Radar Online, da Revista Veja.

…PELO MUNDO…
O ministro embarca, conforme agenda, para a Alemanha, Bélgica e Estados Unidos neste dia 17. E só deverá retornar ao Brasil no início de fevereiro. Maggi cumpre agenda oficial e participará de uma conferência em Berlim, de reuniões com autoridades em Bruxelas e de um debate em Miami.

…IMITANDO LULA
Segundo experts ela vai ensinar como se planta soja e como se manuseia maquinário. Devia chamar o Lula para ser seu acompanhante e aproveitarem para dar uma passadinha em Cuba, onde os dois são bem conhecidos dos “cubanitos”.

POR UMA NOVA…
Prefeito tido como linha dura com os relapsos, José Elias, ora prefeito de Aragarças, quer colocar a casa em ordem e para tanto está notificando os “esquecidos” para também colaborarem no soerguimento da cidade, pagando seus impostos em dia.

…ARAGARÇAS
Vale observar que José Elias foi um transformador, quando de seu primeiro mandato como gestor daquela cidade e agora certamente não quer ser diferente, muito embora tenha encontrado uma casa inteiramente desarranjada pelo Aurélio Mendes, cognominado de prefeito “Tarja Preta”.

SENSATEZ…
Contra a força não há argumento. A vontade do povo é soberana, disse o presidente da Câmara de Cuiabá, Justino Malheiros, ao anunciar que pediu de volta o Projeto de Lei que já estava nas mãos do prefeito Emanoel Pinheiro e que pleiteava aumento de salário para os vereadores da capital.

…LEGISLATIVA…
Segundo Justino, o assunto só voltará a ser discutido em 2020 e tal atitude foi tomada por causa da posição da população, que foi contra e eles, como representantes do povo tem que acatar as sugestões emanadas das comunidades envolvidas.

…EM CUIABÁ
De acordo com o presidente da Casa, Justino Malheiros (PV), a atitude foi tomada pelos parlamentares mesmo diante da legalidade do reajuste. Para ele, é preciso entender que o momento econômico não é ideal para defender o reajuste.

TCE ALERTA OS…
O Tribunal de Contas de Mato Grosso alerta aos novos gestores – prefeitos e presidentes das Câmaras – sobre o cumprimento de prazos quanto às obrigações com o TCE-MT.

…NOVOS GESTORES…
Neste início do ano de 2017 todos devem encaminhar ao órgão de controle externo o Relatório Conclusivo da gestão anterior – de responsabilidade da Comissão de Transição de Governo. Também devem comunicar ao TCE o cumprimento dos limites de gastos com pessoal, endividamento e restos a pagar da administração anterior, assim como as cargas do Aplic em atraso.

…OS CAMINHOS…
O TCE notifica também os prefeitos recém-empossados e todos os responsáveis por unidades gestoras de obras públicas no Estado sobre a obrigatoriedade da padronização do projeto básico para a licitação da obra, estabelecida pelo TCE-MT na Resolução Normativa nº 39/2016.

…A PERCORRER…
O objetivo é dar publicidade à decisão tomada pelo Tribunal Pleno do TCE-MT em dezembro do ano passado que teve como finalidade evitar o grande número de obras atrasadas ou inacabadas no Estado.

…NESTE 2017
Os deputados estaduais estão sendo alertados pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso para a hipótese de o projeto em tramitação sobre o orçamento de 2017 do Estado apresentar previsão subestimada de despesas de caráter obrigatório nos grupos de pessoal, na ordem de R$ 1,2 bilhão. Ofícios com esse objetivo estão sendo enviados hoje (11/1) aos parlamentares pelo conselheiro presidente Antonio Joaquim. A Assembleia Legislativa está na eminência de votar a Lei Orçamentária Anual.

MUNICÍPIOS…
Um estudo realizado pelo TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) propõe fundir os municípios com menos de 5.000 habitantes no Brasil, como “forma de melhorar a prestação dos serviços públicos à população e promover economia de recursos”.

…PODEM VIR A…
Segundo o documento, cidades com população inferior a 5.000 habitantes “tendem a não apresentar condições mínimas para prestar os serviços básicos ao cidadão como saúde e educação”.

…SER ANEXADOS
O Brasil tem, atualmente, 5.570 municípios. Desses, 1.301 possuem menos de 5.000 moradores. No caso específico do Paraná, 96 das 399 localidades estão nessa linha de corte.

Seja o primeiro a comentar sobre "Tira Gosto"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*