Secretário de Educação, Marco Marrafon, esteve em São Félix do Araguaia para conversar com a comunidade escolar sobre melhorias na educação pública estadual
Um sonho. É como a professora Nilza Pereira Maranhão define o Programa Pró-Escolas. Há mais de 30 anos dando aulas de História na rede estadual, a profissional lembra que, no decorrer das décadas, viu muitas mudanças ocorrerem na educação pública. Por outro lado, constata que ainda há muito para ser feito.
Ao encontro desse pensamento, surge a proposta de transformar a educação por meio de quatro eixos: Ensino, Estrutura, Inovação e Esporte e Lazer, apresentada nesta segunda-feira (30.01) à população de São Félix do Araguaia, município localizado a 1.200 quilômetros de Cuiabá, no Vale do Araguaia.
“Depois de tanto tempo, ouvir uma proposta inovadora como essa é um sonho. Ficamos com a expectativa de que tudo isso irá realmente acontecer. Por isso, recebemos com muito entusiasmo o Pró-Escolas e esperamos que essas políticas sejam concretizadas, pois é o que nossos estudantes precisam e merecem. Tudo que nos foi apresentado vem para somar e fazer com que a gente cresça”, afirmou a professora.
Além de Nilza, cerca de outras 200 pessoas assistiram às apresentações da minuta do Programa Pró-Escolas, feitas pelo secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, e equipe do projeto Seduc Interativa.
O primeiro encontro foi com a comunidade escolar, formada por professores, diretores, assessores pedagógicos, demais profissionais da educação, pais e alunos, no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro), à tarde. Já à noite, o evento contou com a presença da população e autoridades políticas.
Em ambas as explanações, Marrafon destacou a importância de dialogar com toda a rede estadual e, também, com a população, sobre o planejamento estratégico pensado pela Seduc para os próximos dois anos.
O objetivo desses encontros, segundo Marrafon, é ouvir a comunidade para, desse modo, “construirmos juntos esse programa que pretende transformar a ambiência escolar, combater a evasão escolar e melhorar a aprendizagem em todo o Estado”.
Marilza Marinho Lopes, diretora do Cefapro de São Félix do Araguaia, acredita na proposta e garante que, para que cada um dos pontos apresentados se concretize, é preciso a colaboração de toda a rede.
“Precisamos acreditar muito e unir forças, porque só teremos sucesso se fizermos a nossa parte. Nós estamos de braços abertos para essa iniciativa e prontos para fazer acontecer”, ressalta.
A professora também destaca que a visita do secretário Marco Marrafon era aguardada há tempos, uma vez que conhecer a realidade das escolas de uma região tão afastada faz com que a comunidade se sinta mais próxima à Secretaria, conforme Marilza.
“Moramos muito longe da capital e sabemos que o acesso ao município é difícil. Então ficamos muito felizes por receber essa comitiva da Seduc, pois nos sentimos mais próximos, de modo que também conseguimos ter novos sonhos ”, disse.
O assessor pedagógico do município, Luiz Carlos Alves Araújo, conta que recebe a equipe da Seduc com alegria, uma vez que esta é a primeira vez que recebe um secretário de Educação na cidade. Para ele, o Pró-Escolas é um programa transformador e que tem tudo para ser bem sucedido.
“O que mais me chama a atenção é o sonho que o Marrafon tem, de mudar as formas das salas de aulas, desde as cadeiras, à ambiência escolar. A importância disso é que teremos um lugar mais adequado para dar e receber aulas, o que ajuda os alunos a desenvolverem melhor o processo de aprendizagem”.
São Félix do Araguaia conta com 12 escolas estaduais, sendo três localizadas na cidade e as demais espalhadas pela zona rural. Além disso, possui ainda 8 salas anexas para atender toda a demanda. Ao todo são cerca de 2 mil alunos e 300 profissionais da educação.
Visitas
Ainda na segunda-feira, Marrafon e equipe visitaram as três unidades escolares situadas na zona urbana, para verificar a estrutura e demanda de cada uma. A prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira Leite, e o deputado estadual Baiano Filho, acompanharam as vistorias e as reuniões com a população.
Interação
Nesta terça-feira (31.01), o grupo de trabalho da Seduc partirá para Confresa, onde o Pró-Escolas será apresentado à comunidade às 14h, no Cefapro, e às 19h, na Câmara dos Vereadores. Todos os moradores estão convidados a participar do debate.
Já na quarta-feira (1º.02), será a vez de Barra do Graças participar das discussões sobre o programa. A última cidade a receber a Seduc Interativa será Primavera do Leste, na sexta-feira (03.02). As apresentações, em todos os municípios, estão marcadas para as 14h nos Cefapros e às 19h nas câmaras municipais.
Pró-Escolas
O Programa Pró-Escolas tem a finalidade de promover ações e investimentos para melhorar a estrutura das escolas estaduais e a qualidade do ensino público de Mato Grosso. Um dos principais intuitos é combater a evasão escolar em Mato Grosso. Após ser apresentado e discutido com toda comunidade escolar e população, será lançado pelo Governo do Estado, nos próximos meses.
Na semana passada, o secretário Marco Marrafon esteve em Juara, Juína e Tangará da Serra, onde o programa foi bem recebido por toda a comunidade. Na última sexta (27.01), a iniciativa foi levada à população de Jaciara, onde foi realizada a quarta edição da Caravana da Transformação. (Camila Cecílio | Seduc-MT )
Seja o primeiro a comentar sobre "População do Vale do Araguaia conhece propostas do Programa Pró-Escolas"