BARRA DO GARÇAS – Marrafon diz que a qualidade no ensino é o grande objetivo do Pró-Escolas

Marrafon debate projetos da Seduc com a comunidade - Foto por: Junior Silgueiro

Qualidade de ensino. Este é o grande objetivo do Programa Pró-Escolas, que vem sendo apresentado à população de todos os polos do Estado pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso. Em Barra do Garças (515 km de Cuiabá), nesta última quinta-feira (02.02), o secretário de Estado Marco Marrafon reforçou o intuito do planejamento estratégico pensado para os próximos dois anos para a educação.

Secretário de Educação há oito meses, Marrafon contou sobre o processo de reestruturação da Seduc, principalmente no sentido de dar celeridade aos trâmites internos e no combate à corrupção. Apresentou, em seguida, um diagnóstico sobre o atual cenário da educação pública estadual e falou sobre indicadores referentes à rede. Além disso, explanou sobre a realidade das escolas estaduais, uma vez que pelo menos 400 das 757 escolas precisam de reforma ou nova construção.

Os quatro eixos do Programa Pró-Escolas também foram detalhados por Marrafon, são eles: Ensino, Estrutura, Inovação e Esporte e Lazer, sendo que cada um tem a finalidade de promover ações específicas para melhorar a aprendizagem. Um dos principais objetivos, além de garantir educação pública de qualidade, é combater a evasão escolar. “A educação salva, a evasão nas escolas, mata. Com qualidade se fortalece a rede de educação e a sociedade entende seu papel social e sua devida importância”, disse Marrafon, em duas reuniões realizadas na cidade.

A professora de biologia da rede estadual em Barra do Garças, Maria Eugênia Batista da Silva Neta, pretende cursar doutorado para discutir, justamente, educação de qualidade. “A qualidade no ensino envolve família, comunidade, Estado, formação profissional e escola. Ou seja, não é algo isolado ou que possa ser analisado apenas de um ponto de vista”, observa. Para a professora, que foi conhecer o Pró-Escolas, as propostas são inovadoras. “Se tudo se concretizar, com certeza teremos muitos avanços, mas sabemos que depende do esforço e colaboração de toda a comunidade”.

Pró-Escolas

O Programa Pró-Escolas tem a finalidade de promover ações e investimentos para melhorar a estrutura das escolas estaduais e a qualidade da educação pública estadual. Um dos principais intuitos é combater a evasão escolar em Mato Grosso. Após ser apresentado e discutido com toda comunidade escolar e população, será lançado pelo Governo do Estado, nos próximos meses.

Interação

Nesta sexta-feira (03.02) a Seduc Interativa está em Primavera do Leste para apresentar as propostas do Pró-Escolas a toda a população. A primeira reunião começou às 14h com os profissionais da educação, no Cefapro do município, e a segunda será na Câmara dos Vereadores, às 19h, aberta à população em geral.

Essa é a segunda etapa do projeto, que já passou por Juara, Juína, Tangará da Serra, Jaciara, São Félix do Araguaia, Confresa e Barra do Garças. A equipe técnica da Seduc percorrerá, até o final deste mês, todas as cidades polos para apresentar o Programa Pró-Escolas.    

Camila Cecílio | Seduc-MT

Seja o primeiro a comentar sobre "BARRA DO GARÇAS – Marrafon diz que a qualidade no ensino é o grande objetivo do Pró-Escolas"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*