CANARANA – Prefeito correndo o risco de ser cassado

Chapa adversária pediu a cassação de todo o grupo do prefeito Fábio Farias (Foto: Reprodução)

Grupo denuncia laranjas em chapa e busca cassar o prefeito Fábio e 7 vereadores

A coligação Transparência, Ética e Muito Trabalho, que disputou a eleição do ano passado em Canarana pede a cassação da chapa adversária Unidos por Canarana, que elegeu o prefeito Fabio Marcos Pereira de Faria (PSDB), assim como sete dos 11 vereadores da cidade.

Conforme a ação protocolada pelo advogado Sergio Roberto Rocha Renz, candidatas, laranjas foram usadas na eleição do município apenas para cumprir a cota de 30%, estabelecida pela legislação eleitoral. A ação corre em segredo de Justiça.
“Essas candidatas, laranjas não movimentaram as contas, não tiveram material de campanha, não fizeram campanha gratuita no rádio. E o pior, não tiveram votos, ou seja, nem elas votaram nelas mesmas. Isso configura fraude eleitoral com penalização da cassação da chapa”, salienta o jurista ao RD News.

Além do pedido da cassação do prefeito e dos vereadores eleitos, foi pedida também a cassação dos suplentes. Segundo o advogado, o Ministério Público Eleitoral já havia pedido a cassação apenas da chapa proporcional. “Nós entendemos que a fraude contamina toda a chapa, por isso pedimos a cassação de todos”, explica.

Os vereadores eleitos pela chapa Unidos por Canarana foram Paulo José Gonçalves (PPS), Gilmar Miranda de Almeida (PMB), Rafael Govari (PSC), Moacir Ataide, Moacir da Ambulância (PPS), Ederson Porsch (PTB), Emmanuel Luis Magni (PSDB) e Robson Wainer dos Santos Barbosa (PSDB).

O prefeito Fabio Faria foi eleito com 7.075 votos. O segundo colocado, Oldair Sangaletti (DEM), teve a preferência de 3.235 eleitores. Caso o mandato do prefeito seja cassado terá novas eleições em Canarana em razão do eleito ter todo mais de 50% dos votos válidos.

Por Tarso Nunes/RD News

Prefeito de Canarana diz desconhecer laranjas em chapa, mas vê situação como comum

Prefeito de Canarana Fabio Faria (PSDB) – Foto: Reprodução/Facebook

O prefeito de Canarana Fabio Faria (PSDB) disse que não tinha conhecimento da denúncia de que laranjas teriam se candidatado na chapa  do seu grupo no pleito de 2016. Contudo, o tucano acredita que o caso não vai prejudicar seu mandato. “Tive conhecimento disso por meio da imprensa. Ainda não fui notificado. Mas tenho certeza de que este fato não vai prejudicar o meu mandato”, disse ao RD News. 

A acusação partiu da  chapa adversária “Transparência, Ética e Muito Trabalho”,  que  também pediu a cassação de Fábio e de sete dos 11 vereadores da cidade. Na ação protocolada pelo advogado Sergio Roberto Rocha Renz, candidatas laranjas teriam sido usadas na eleição do município apenas para cumprir a cota de 30%, estabelecida pela legislação eleitoral.

Nessa linha, o prefeito diz ainda que muitas coligações pelo Brasil utilizam “laranjas” durante os pleitos para conseguir suprir a demanda de mulheres, mas destacou desconhecer o caso em seu grupo e diz que assim que tiver acesso ao processo tomará providências. 

O prefeito ainda lembrou que há diferença nas chapas de prefeito e vereador. “Uma coisa não tem nada a ver com a outra”, disse  destacando que não tinha conhecimento das candidaturas “laranjas” e que o  Ministério Público Eleitoral ainda não se manifestou sobre o caso. 

Eleitos em Canarana

Os vereadores eleitos pela chapa Unidos por Canarana alvos da denúncia foram são Paulo José Gonçalves (PPS), Gilmar Miranda de Almeida (PMB), Rafael Govari (PSC), Moacir Ataide, Moacir da Ambulância (PPS), Ederson Porsch (PTB), Emmanuel Luis Magni (PSDB) e Robson Wainer dos Santos Barbosa (PSDB). 

O prefeito Fabio Faria foi eleito com 7.075 votos. O segundo colocado, Oldair Sangaletti (DEM), teve a preferência de 3.235 eleitores. Caso o mandato do prefeito seja cassado terá novas eleições em Canarana em razão do eleito ter consigo mais de 50% dos votos válidos.

Curiosamente, o prefeito comentou que muitas coligações pelo Brasil utilizam  “laranjas” durante os pleitos, mas destacou que assim que tiver acesso ao processo tomará providências.

Por Alexandra Lopes/RD News

 

1 Comentário sobre "CANARANA – Prefeito correndo o risco de ser cassado"

  1. jonir de oliveira souza | 06/02/2017 at 10:49 | Responder

    Canarana tornou-se Município por desligamento de área territorial no decorrer da década de setenta/oitenta, quando houve uma grande evolução na penetração do interior de Mato Grosso pelos sulistas. – Sempre foi um grande produtor de grãos e com muita luta está fazendo parte do progresso que o Vale do Araguaia vem desenvolvendo. Uma reviravolta administrativa, com base em fatos políticos, apenas prejudica esta projetada tarefa, implantada com muito sacrifício pelos pioneiros, desbravadores e corajosos homens do campo.
    Jonir de Oliveira Souza / Barra do Garças MT.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*