Governo Estadual capacita gestores municipais em Assistência Social

Nesta ultima quinta-feira, 23 de fevereiro, a Secretaria Cidadã por meio da Gerencia de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou o Encontro (In)Formativo sobre o Sistema Único de Assistência Social. A primeira-dama de Aragarças, Mara Nei Elias e a coordenadora do CRAS, Ruth Freitas participaram juntamente com a Secretaria de Estado Leda Borges e com a presença maciça das prefeituras goianas, os gestores puderam conhecer os programas e ações do Governo. O encontro foi realizado no auditório do Biss In, em Goiânia.

“Com a renovação das gestões em mais de 70% das prefeituras goianas, é fundamental aos novos prefeitos e gestores sociais que conheçam o funcionamento do Suas, que saibam como buscar recursos e investir em Assistência Social. Além dos caminhos para firmar convênios com o Governo de Goiás para o recebimento dos programas sociais da Secretaria Cidadã em suas cidades. Este foi o intuito de nosso primeiro encontro”, explica a titular da pasta, Lêda Borges.

Para a primeira-dama de Aragarças, Mara Nei Elias, o encontro foi fundamental para a troca de informações e busca de conhecimento na área social. “Esse é um momento único para todos os gestores municipais. Aqui podemos conhecer todas as ferramentas sociais do governo de Goiás. Agradeço a secretária Lêda Borges pelo trabalho a frente do social”, disse a primeira-dama.

A Secretaria Cidadã também coordena alguns programas federais que atendem aos municípios, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentre outros. “Muitas vezes, não conseguimos efetivar a contento um programa no interior por falta de informação. Por isso, vamos iniciar esse trabalho de nivelamento de informações para todos os novos prefeitos e assim poder ampliar melhor nossas ações em todo o estado”, comenta o superintendente do Suas Jales Barreto.

Vários dos programas sociais do Governo de Goiás chegam às prefeituras financiadas praticamente pelo Estado, mas outros dependem de contrapartidas das prefeituras. Além de apresentar cada programação ou ação social da Secretaria Cidadã, o encontro também detalhou a operacionalização dessas ações e como cada prefeito pode recorrer à secretaria para pleitear convênios e receber melhor os benefícios para a população de sua cidade.

Vale ressaltar que em Aragarças todos os benefícios referentes às políticas assistencialista tanto do governo estadual e do governo federal estão bloqueados por falta de envio de dados durante a gestão anterior.

Fonte: Ascom

Seja o primeiro a comentar sobre "Governo Estadual capacita gestores municipais em Assistência Social"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*