Mato Grosso homologa situação de emergência

O governo de Mato Grosso homologou o decreto de situação de emergência de Campo Novo do Parecis (397km de Cuiabá). A homologação consta do Diário Oficial do Estado que circulou nesta quinta-feira (23).  Desde que se intensificaram as chuvas, o município teve prejuízos de aproximadamente R$ 2 milhões com alagamentos por causa das chuvas que atingiram quase 10% do município.

Aproximadamente três mil pessoas foram afetadas pelo alagamento que destruiu casas, propriedades rurais e plantações no município. Além do Estado, a União também reconheceu a situação de emergência. Isso possibilita que o governo federal libere recursos para ressarcir os prejuízos no município.

Mas não somente Campo Novo do Parecis teve prejuízo com as chuvas. Outros 40 municípios declararam estado de alerta e estão sendo monitoradas pela Defesa Civil. Os casos mais graves são dos municípios da região do Araguaia.

Municípios como Santa Terezinha, Santa Cruz do Xingu, Confresa, por exemplo, estão com dificuldade na locomoção de carretas, carros de passeio e até os ônibus escolares que levam as crianças da zona rural não estão conseguindo transitar nas estradas cheias de lama. Devido às condições, o Estado estuda publicar um decreto de emergência para a região do Araguaia.

Estão em estado de alerta os municípios de Água Boa, Alto Araguaia, Alto da Boa Vista, Alto Garça, Alto Taquari, Araguaiana, Araguainha, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Colniza, Confresa, Gaúcha do Norte e General Carneiro, Luciara, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Ponte Branca, Pontal do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirãozinho, Ribeirão Cascalheira, Rio Branco, Salto do Céu, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, Santo Antônio do Leverger, São Felix do Araguaia, São José do Xingu, Sapezal, Serra Nova Dourada, Torixoréu e Vila Rica.

Por Karine Miranda/Gazeta Digita

Seja o primeiro a comentar sobre "Mato Grosso homologa situação de emergência"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*