Benefícios do pompoarismo

A prática é milenar, surgiu na Índia e foi aperfeiçoada na Tailândia e no Japão. O pompoarismo consiste na contração da musculatura vaginal para, assim, fortalecê-la. Os exercícios começam com técnicas respiratórias e relaxamento muscular, alongamento da região íntima, glúteo, coxas, abdome e costas, e massagens. Existem também objetos que fazem a diferença nessa prática como “pesinhos” e “cones” vaginais para estimular a musculatura. Engana-se, no entanto, quem acredita que a ginástica íntima visa apenas melhora no desempenho sexual feminino. Os benefícios do pompoar vão além disso.

Segundo a dra. Flávia Fairbanks, membro da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (SOGESP), a ginástica traz melhorias ao tônus muscular fortalecendo a região genital, o que contribui para a melhor satisfação sexual, além de prevenir incontinência urinária na gestação e na pós-menopausa. Ainda para as futuras mamães, a prática auxilia no preparo para o parto vaginal. Para as mulheres com problemas urinários, o beneficio é ainda maior, pois o pompoarismo costuma diminuir as queixas e o quadro de perdas vaginais por auxiliar na musculatura íntima.

“Do ponto de vista médico, não existe indicação para o pompoarismo em si. Indicamos com frequência a realização de fisioterapia do assoalho pélvico, que é muito mais ampla, mas até divide alguns pontos em comum com o pompoar”, explica a dra. Flávia.

Grávidas que já dominam as técnicas do pompoarismo não sofrem restrições na gestação desde que a mesma esteja em evolução saudável e que seja de baixo risco. Apesar disso, é importante que, em todos os casos, a discussão sobre essa prática seja feita com o obstetra responsável por seu pré-natal. Já a fisioterapia do assoalho pélvico é recomendada na gestação às futuras mamães que pretendem ter parto vaginal, mas não se restringe a essa via de parto, pois pode beneficiar todas as gestantes.

Apesar de todos os benefícios citados, a prática do pompoarismo deve ter acompanhamento profissional em todo e qualquer caso. Os cuidados devem ser tomados dentro da esfera sexual para que não se crie grandes expectativas e até mesmo para que não resulte em danos à mucosa vaginal. Gestantes de alto risco para partos prematuros e pacientes com desconfortos pélvicos ainda não investigados a fundo sofrem restrição à prática.

Espaço médico

Campanha da ABN visa reduzir acidentes de trânsito relacionados a distúrbios do sono

Estatísticas apontam o sono e o cansaço como responsáveis por 60% dos acidentes de trânsito no Brasil. Visando enfrentar esse grave problema de saúde pública, a Academia Brasileira de Neurologia (ABN) está desenvolvendo uma campanha nacional com apoio da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP) e da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP).

O lançamento oficial está agendado para 16 de março, quando serão anunciadas as ações para 2017, que se iniciarão oficialmente em 18 de março, Dia Internacional do Sono. A partir de então, a campanha se estenderá por todos os estados, com peças publicitárias, divulgação em redes sociais e ações em espaços públicos como estradas, parques e outros pontos. Haverá distribuição de materiais informativos à população, intervenções em pedágios e orientação por parte de médicos especialistas.

Gilmar Fernandes do Prado, presidente da ABN, destaca a finalidade educativa da iniciativa, que buscará a conscientização de todos os médicos brasileiros sobre o problema, bem como focará o esclarecimento do público leigo e da mídia, além de tentar sensibilizar o poder público a criar campanhas e normas legislativas para reduzir os índices de acidentes relacionados à sonolência, em especial à apneia do sono.

Apoio

COLUNA SAÚDE ACONTECE
Perguntas e sugestões podem ser enviadas para acontece@acontecenoticias.com.br
ou para a Avenida Pompeia, 634, conj. 401 – São Paulo, SP – CEP 05022-000

Seja o primeiro a comentar sobre "Benefícios do pompoarismo"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*