MPE investiga falhas nas pistolas utilizadas por policiais em Mato Grosso

Órgão recebeu denúncias de ocorrências envolvendo o uso da pistola

O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou inquérito civil para apurar supostas falhas em armamento concedido a profissionais da segurança pública de Mato Grosso. O procedimento foi determinado pelo promotor de Justiça, Mauro Zaque de Jesus, da 11ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa.

De acordo com a portaria que instaurou o inquérito, em 20 de fevereiro, devem ser investigadas supostas falhas em armas da marca Taurus, que foram adquiridas pelo Governo do Estado para encaminhá-las a servidores que atuam na segurança pública.

As apurações sobre o caso tiveram início após denúncia encaminhada ao MPE. Nos últimos dias, foram divulgados casos de armas que travaram durante as ações policiais e outros de ocorreram disparos acidentes. Em nível nacional, existe um movimento contra o uso da pistola Taurus pelas polícias.

O promotor determina que seja solicitada, em um prazo de 20 dias, cópia de um laudo feito pelo Instituto de criminalística do Distrito Federal em pistolas da marca Taurus, onde teriam sido apontadas falhas em relação ao disparo.

Mauro Zaque também define que o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público em Brasília (DF) deve ser notificado para que informe se existe algum procedimento investigativo relativo ao mau funcionamento no armamento da marca Taurus na cidade. “Em caso positivo que informe qual é a Promotoria de Justiça competente e encaminhe documentação que entender pertinente”, assinala o procurador.

Ele ainda pede que seja juntado ao inquérito notícias que relatem o uso de armamentos da marca Taurus na polícia brasileira. Conforme a portaria, a instauração do inquérito ocorreu por conta do término do prazo para a realização do procedimento preparatório sobre o caso.

O promotor solicita que uma cópia da portaria seja encaminhada à Procuradoria Especializada de Patrimônio Público. 

Logo após a realização de todos os procedimentos solicitados por Zaque, os autos do processo devem retornar para a 11ª Promotoria, para que ele determine os próximos passos a serem feitos referentes ao uso das armas da Taurus.

VINÍCIUS LEMOS
FOLHAMAX

 

Seja o primeiro a comentar sobre "MPE investiga falhas nas pistolas utilizadas por policiais em Mato Grosso"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*