JBS suspende produção de carne em 10 das 11 plantas frigoríficas de MT

Foto: Reprodução
 A JBS anunciou nesta quinta (23) que suspendeu por três dias a produção de carne bovina em 33 unidades de processamento no país, sendo que 10 delas são em Mato Grosso. A medida afeta 44% das unidades em Mato Grosso, já que o estado tem 25 unidades de processamento que atuam com o Serviço de Inspeção Federal (SIF), de acordo com a Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A ação da JBS atingiu mais de 90% das unidades da empresa, já que são 36 no total. Das três que permanecem abertas, uma está em Mato Grosso. O empreendimento não detalhou quais das unidades foram paralisadas e quais estão na ativa. 

Segundo a JBS, o objetivo da ação é ajustar o volume da produção em relação aos embargos tomados por alguns países que importam a carne brasileira.

Em Mato Grosso a empresa opera com confinamento em Lucas do Rio Verde. Nas cidades de Água Boa, Alta Floresta, Araputanga, Barra do Garças, Colíder, Confresa, Diamantino, Juara, Juína, Pedra Preta e Pontes e Lacerda a JBS atua em parceria com pecuaristas. 

Mato Grosso detém o maior rebanho bovino do Brasil. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são aproximadamente 30 milhões de cabeças. Segundo dados de 2016, foram enviadas para o abate no Estado 4,5 milhões de cabeças de gado. 

O Estado tem hoje capacidade total instalada para abater 787,6 mil cabeças por mês. Mas, se considerarmos apenas as unidades em atividade, esse número cai para 523,4 mil.

Chile, União Européia e China impuseram restrições à carne brasileira após a deflagração da Operação “Carne Fraca”, da Polícia Federal (PF). Os três foram responsáveis por 33% das compras das carnes mato-grossenses no ano passado. 

Foto: Reprodução

Veja, abaixo, a íntegra da nota da JBS:

A JBS confirma que suspendeu, por três dias, a produção de carne bovina em 33 unidades das 36 que a empresa mantém no país. Para próxima semana, a Companhia irá operar em todas as suas unidades com uma redução de 35% da sua capacidade produtiva. Essas medidas visam ajustar a produção até que se tenha uma definição referente aos embargos impostos pelos países importadores da carne brasileira. A JBS ressalta que está empenhada  na manutenção do emprego dos seus 125 mil colaboradores em todo o Brasil.

Por Carlos Palmeira/RD News

Foto: Reprodução

Seja o primeiro a comentar sobre "JBS suspende produção de carne em 10 das 11 plantas frigoríficas de MT"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*