Chuvas deixam municípios da região em situação de emergência

Primeiro decreto de emergência reconhecido foi o de Campo Novo - Foto: José Medeiros/Gcom-MT

Mês de abril chegou e as chuvas não param em todo o Estado, na capital e interior. Por conta do impacto das águas, Brasília já reconheceu que é de emergência a situação em oito municípios mato-grossenses: Campo Novo do Parecis, Luciara, Porto Alegre do Norte, Aripuanã, Confresa, Novo Santo Antônio, Vila Rica e Canarana.

Somente nos últimos 15 dias, outros oito municípios decretaram emergência em nível municipal: Jauru, Cuiabá, Canabrava do Norte, Chapada dos Guimarães, Barra do Burgres, Vale de são Domingos, Santo Antônio do Leverger e Juína.

Sargento da Defesa Civil do Estado, Wagner Rosa ressalta que esses decretos serão homologados pelo Estado e também levados à Brasília, onde mais de 10 processos estão em análise.

Campo Novo e Novo Santo Antônio já receberam cestas de alimentos, colchões, água, kits de limpeza e higiene e Campo Novo já recebeu também recursos. Os outros ainda não.

“Não para de chover”, comentou o sargento, que está hoje em Rio Branco. Segundo ele, outra equipe acompanha a situação de Terra Nova do Norte.

Apesar do caos generalizado, enchentes, pontes destruídas, estradas que viraram verdadeiros lamaçais, não há em Mato Grosso famílias desabrigadas.

Sargento Wagner ressalta que ainda não sabe informar ao certo se tem comunidades totalmente isoladas. “Estamos averiguando e fazendo o levantamento de danos e prejuízos em todo o Estado”, resume.

Segundo ele, a situação este ano está muito mais grave. “Em 2016, foram somente cinco decretações de emergência em Mato Grosso. Este ano, já são oito casos reconhecidos e mais de 10 que estão para reconhecer mas certamente serão, porque os problemas são muitos”, garante.

Desde dezembro que a equipe da Defesa Civil não para. “Tem mais de 30 dias que não volto em casa, estamos na estrada, com equipes de duas, três pessoas apenas”, comenta o sargento.

O atoleiro não poupa ninguém. A caminhonete da Defesa Civil também já ficou atolada na região de Confresa. “Tivemos que descer do carro, com lama até o joelho, e chamar o guincho”, conta o sargento.

FONTE: Gazeta Digital

Município de Canabrava do Norte MT

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Chuvas deixam municípios da região em situação de emergência"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*