A Rede de Frente – Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, que tem a Defensora Pública Lindalva de Fátima Ramos como membro, realizou a primeira capacitação de 2017. O evento contou com a participação de cerca de 70 pessoas entre assistentes jurídicos e estagiários da Defensoria Pública, Policiais Civis e Militares, servidores da Politec, Ministério Público e Poder Judiciário.
A capacitação faz parte de um dos eixos de atuação da Rede de Frente, sendo que, na oportunidade, os presentes foram instigados a refletir sobre o fenômeno da violência doméstica contra a mulher, discutir e dramatizar situações de atendimento à vítima, agressor e familiares, suas rotinas de trabalho e elementos para o atendimento humanizado.
“O dia foi bastante proveitoso com as dramatizações do atendimento humanizado, pois a maneira do acolhimento da vítima de violência doméstica faz toda a diferença para mudar o ciclo de seu sofrimento. Toda minha equipe de trabalho participou da capacitação, pois para nós poder ajudar a vítima e seus familiares é extremamente significativo”, declarou a Defensora, que apresentou o projeto aos participantes.
Os facilitadores para as atividades em grupo foram os psicólogos Ana Paula Fernandes e Eduardo Vieira, membros da Rede de Frente.
Rede de Frente
A Rede de Frente é um projeto interinstitucional que tem por intuito reduzir os índices de violência contra as mulheres na Comarca de Barra do Garças. Para tanto, foram estabelecidos cinco eixos de atuação: Rede de Atenção/Proteção Social da Violência Doméstica; Aplicação humanizada da Lei 11.340/2006 e do procedimento judicial no combate à violência contra a mulher; Plano de Educação Permanente e capacitação para os agentes sociais; Núcleo Acadêmico de Pesquisa; e Projeto Educacional e Cultural de Prevenção à Violência Doméstica nas Instituições Públicas de Ensino.
Integram a Rede de Frente a Defensoria Pública, Ministério Público, OAB, Poder Judiciário, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Garças; Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Pontal do Araguaia, Escritório Regional de Saúde, SAE/CTA, CRAS, CREAS e CAPS’AD, além da Faculdade Catedral, representada pelo sócio-administrador Sandro Sarginn. Também integram o Grupo a Universidade Federal de Mato Grosso – Campus do Médio Araguaia, e a Universidade Anhanguera.
Gabriela Galvão
Assessoria de Imprensa
Seja o primeiro a comentar sobre "Defensoria participa de capacitação para atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica"