Na última quarta-feira (03.05) foi o dia do grupo formado por cerca de 20 lideranças do agronegócio mato-grossense que participam da Missão Técnica Ribeirão – Uberaba 2017, do Sistema FAMATO/SENAR-MT, conhecer a produção de gado leiteiro, na fazenda Córrego Branco, localizada no município de Capetinga (MG). Este grupo é formado pelos ganhadores do Prêmio de Mobilização do SENAR-MT, em 2015, vencedoras do CNA Jovem – Etapa Mato Grosso e colaboradores do Sistema.
Recebidos pelo médico veterinário José Antônio de Paula e boa parte da equipe de colaboradores da fazenda Córrego Branco, os mato-grossenses tiveram a oportunidade de ver de perto como funciona o manejo da propriedade e a importância de se investir em genética. Eles ainda puderam ver como o cuidado com os detalhes ajudam a melhorar não só a produção, como também a qualidade do produto final.
O trabalho começa muito cedo na Córrego Branco. A primeira ordenha acontece a partir das 2 horas da madrugada e a segunda por volta das 13 horas. Ao todo são 380 vacas que produzem cerca de 8 mil litros de leite por dia. Em função da utilização do sêmen sexado, pelo menos 95% dos bezerros nascidos na propriedade são fêmeas. Com uma média de 40 partos por mês, a equipe utiliza um manejo diferenciado para bezerros recém-nascidos.
Um pouco diferente do que o grupo viu na terça-feira (02.05), na fazenda Bela Vista, os galpões onde os animais ficam não tem ventilador e nem aspersor. O médico veterinário explica que o gado da raça Gir se adaptam ao calor brasileiro com mais facilidade. “Além disso, são animais extremante dóceis”.
Para pecuarista e tesoureiro do Sindicato Rural de Água Boa, Jetson Giacomolli o que mais impressionou foram os detalhes do manejo. “São pequenas coisas que na correria da rotina não temos tempo para pensar em fazer diferente”, enfatiza. Giacomolli acrescenta ainda que as missões técnicas servem para que os participantes tenham a oportunidade de ver as novidades e agregá-las ao manejo da propriedade.
Os mobilizadores Paulo Ricardo Wieczoreck, de Primavera do Leste e Antonio Marcos Pereira Matos de São José do Xingu, acrescentam que o fato conhecerem outras realidades ajudam a encontrar com mais facilidade a soluções para as dificuldades do cotidiano. “A base da economia do nosso município é a pecuária. O que mais me deixou impressionado é a importância de ter uma ordenha mecânica”, diz o mobilizador de São José do Xingu.
E assim, como os mobilizadores, cada integrante do grupo está buscando informações e soluções para levar para seu município. Os interesses podem ser diferentes, mas o resultado é sempre o mesmo: conhecimento.
O SENAR-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 90 Sindicatos Rurais do Estado. O SENAR está nas redes sociais, acompanhe no Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso Blog.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Seja o primeiro a comentar sobre "BOVINOCULTURA DE LEITE – Produtores de Mato Grosso visitam Córrego Branco em Capetinga"