O Ministério de Integração Nacional já reconheceu situação de emergência em 28 municípios em Mato Grosso, devido aos estragos causados pelas chuvas e tempestades. Com o reconhecimento pelo Ministério, as prefeituras podem solicitar o apoio do governo federal para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas.
A portaria de reconhecimento federal foi publicada no Diário Oficial da União e tem a vigência de 180 dias.
Para obter esse apoio financeiro, disponibilizado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado.
Os municípios mato-grossenses afetados com as chuvas e tempestades com a situação de emergência decretada são: Aripuanã, Barra do Bugres, Barão de Melgaço, Campo Novo do Parecis, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Confresa, Glória D’Oeste, Jauru, Juruena, Juína, Luciara, Nova Monte Verde, Novo Santo Antônio, Novo Horizonte do Norte, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Rio Branco, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, Santo Antônio do Leverger, São José do Xingu, São José dos Quatro Marcos, Tabaporã, Terra Nova do Norte, Vale de São Domingo e Vila Rica.
Em Chapada dos Guimarães as fortes chuvas afetaram várias comunidades rurais. Mais de 570 famílias foram afetadas, comprometendo o escoamento da produção local, o transporte escolar e provocando o isolamento das famílias, que ficaram sem atendimento médico e hospitalar.
Seja o primeiro a comentar sobre "Ministério reconhece 28 municípios de Mato Grosso em situação de emergência"