Este ano, a FIT inaugurou um novo formato, com mais atrativos, dando destaque para áreas como as de qualificação profissional e técnica e a de promoção turística dos municípios, além da programação cultural e gastronômica e muito mais. A edição de 2017 que aconteceu de 20 a 23 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal, contabilizou um público de 43.823 pessoas durante todo o evento.
O Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) investiu pouco mais de R$ 1,8 milhão com recursos próprios e de emendas parlamentares e gerou uma movimentação indireta superior à de 2016, passando dos R$ 3 milhões para quase R$ 6 milhões.
Para promover e divulgar as belezas e potenciais turísticos de Mato Grosso, 19 municípios montaram estandes, alguns deles, trazendo elementos que reproduziam cenários locais e atrativos, como natureza, bichos, água, culinária…. Inclusive, também foram comercializados pacotes de viagens diretamente com os municípios e operadoras.
Para a realização da Feira o Governo contou com a parceria de instituições como o Sindicato das Empresas de Turismo/Sindetur, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso (ABIH-MT), a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso (ABAV-MT). Além do apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso, Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e Serviço de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac/MT).
Com o tema ‘Turismo sustentável para o Desenvolvimento’, a FIT Pantanal 2017 trouxe uma novidade que foi o espaço dedicado exclusivamente para a agricultura familiar que teve estrutura instalada na área externa do CPP com a participação de 24 representantes de diversas cidades mato-grossenses que disponibilizara ao público variedades de produtos como castanha, bananinha, cachaças, licores, peixes, frutas, verduras, queijos, entre outros, e teve um faturamento total de quase R$ 69 mil.
Por falar em comida, quem também saiu contente por ter participado do evento foi o pessoal do espaço de gastronomia. Ano passado foram 13 estandes, em 2017, aumentou para 16 e a movimentação financeira chegou a marca dos R$ 115.716,00 mil.
Outro espaço bem procurado foi o de esportes de aventura para a criançada e jovens. Foram 2.055 participantes que se divertiram com tirolesa, subida de balão, escalada, entre outros brinquedos com acesso gratuito.
A tradicional feirinha de artesanato que revela todas as riquezas feitas por artesãos de diversas regiões do Estado como sempre chama a atenção do público. Este ano, foram 80 expositores exibindo e comercializando os seus trabalhos que obteve resultado final de R$ 64.165,00 mil.
“Ficamos satisfeitos com os resultados da FIT. Mesmo diante de uma economia fragilizada, conseguimos realizar o evento que este ano foi mais completo, atrativo e técnico. A decoração foi um quesito que chamou atenção pela beleza e bom gosto em retratar nossos símbolos como os animais e ipês, com materiais recicláveis, em sintonia com o tema. A parte das palestras e oficinas ministradas por especialistas, a Rodada de Negócios muito bem avaliada pelos agentes, os shows culturais, dentre outros pontos fortes. Agora é seguir em frente utilizando os resultados para construirmos ações que fortaleçam o turismo estadual”, disse o adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro.
Renata Menezes | Sedec-MT
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