Gestores municipais da Assistência Social participaram de um treinamento, nesta última terça-feira (30.05), para a implantação do Programa do Governo Federal Identidade Jovem (ID Jovem) no Estado de Mato Grosso. A capacitação foi uma parceria com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) e com a prefeitura Municipal de Cuiabá.
O objetivo do ID jovem é garantir que jovens entre 15 e 29 anos tenham acesso a benefícios como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, e vagas gratuitas ou com desconto no transporte coletivo interestadual. Os serviços são direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude. Em Mato Grosso, cerca de 250 mil jovens podem ser beneficiados com o programa. A expectativa é que o programa seja lançado ainda em junho, em todo o Estado.
A palestra foi realizada no período da manhã, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano da capital. Durante a programação, os gestores receberam um material de apoio com informações de como funcionará o programa, quem pode ser beneficiado, quais as condições para ter acesso aos benefícios e outras informações.
Na semana passada, o secretário da pasta, Max Russi, se reuniu com o Presidente Interino do Conselho Estadual da Juventude (Convuj-MT), Raphael Brunini e com o Monitor Regional da Secretaria Nacional de Juventude, Matheus Felipe de Araújo, para discutir sobre a execução do Programa ID Jovem no estado.
“Esta parceria entre o Governo Federal e o Estadual por meio da Setas será importante para a implementação do Programa Identidade Jovem nos 141 municípios, pois com a implantação do programa, o estado atenderá aproximadamente 250 mil jovens que se encontram em estado de vulnerabilidade”, disse Raphael Brunini.
O Monitor Regional da Secretaria Nacional de Juventude, Matheus Felipe de Araújo, também conta, que o programa Identidade Jovem (ID) foi lançado pelo governo federal no ano passado por meio da Secretaria Nacional da Juventude e que 124 mil jovens já foram beneficiados.
“O Governo Federal visa proporcionar ao jovem de baixa renda não só a possibilidade de ter acesso aos meios artísticos e culturais, mais também fomentar esse anseio de estar participando desses meios culturais. O nosso público alvo é 16 milhões, ainda em 2017”, ressaltou Matheus Araújo.
O secretário-adjunto de Cidadania, Samir Bosso Katumata, participou da capacitação e pontuou que a capacitação irá auxiliar os gestores. “Essa capacitação vai preparar melhor os profissionais, para que todos os grande parte de nossos jovens sejam beneficiados. Esse é o nosso maior objetivo”, enfatizou, durante o treinamento.
Programa ID Jovem
Criada pelo Decreto nº 8.537/2015, A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que comprova a condição do jovem de baixa renda para acesso aos benefícios da meia entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, das reservas de vagas nos veículos gratuitas do sistema de transporte coletivo interestadual, e da carteira de estudante.
A ID Jovem é um cartão virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu smartphone ou impresso pela página da internet. O documento pode ser emitido pela internet ou pelo aplicativo de smartphone com o número do NIS (Número de Identificação Social). Veja mais informações no site do ID Jovem.
Katiana Pereira e Queren Hapuque | Setas/MT
Seja o primeiro a comentar sobre "Mais de 250 mil jovens mato-grossenses podem se inscrever no ID Jovem"