Pílula do Dia Seguinte sem tabus

As mulheres têm à disposição uma boa variedade de métodos anticoncepcionais como pílula, preservativo, DIU, mas, por descuido ou desconhecimento, muitas se veem frente a uma gravidez indesejada. Desde 1999, as brasileiras podem fazer uso da Pílula do Dia Seguinte (PDS), eficaz e segura se utilizada de maneira correta, disponível nos postos de saúde e nas farmácias. “Mas não deve ser usada como forma planejada ou previamente programada para substituir o contraceptivo de uso regular”, adverte a ginecologista e obstetra Patrícia de Rossi, membro da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP).

A médica informa que qualquer mulher que tenha tido relação sexual desprotegida, como nos casos de violência sexual, uso incorreto de método anticoncepcional, ruptura/saída de preservativo, podem tomar a pílula. “Não há contraindicação para o uso da PDS em mulheres amamentando nem para aquelas que tiveram acidente vascular encefálico (AVC), tromboembolismo, diabetes com complicações vasculares e enxaqueca. Os ‘poréns’ são os efeitos adversos, que em geral são temporários e de pequena intensidade. Os benefícios são muitos ao se evitar uma gestação não planejada e servir de cobertura adicional para a falha de um método contraceptivo em uso. Em consequência, há redução dos abortos provocados e menores riscos para a saúde da mulher”, afirma Patrícia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a única contraindicação absoluta para seu uso é a gravidez confirmada. “Mas, mesmo se a mulher estiver grávida, a PDS não aumenta o risco de malformações fetais”, esclarece.

Os “poréns” citados pela médica são os efeitos colaterais. Os mais comuns são náuseas e vômitos. “Desconfortos menores, como dor de cabeça e nas mamas, e tontura, podem acontecer e melhoram espontaneamente em até 24 horas” afirma.

A Pílula do Dia Seguinte age bloqueando a liberação do óvulo. Além disso, modifica o muco cervical e a capacidade de fertilização dos espermatozoides. O efeito não é cumulativo, ou seja, se houver outra relação sexual após a tomada da PDS, ela não protegerá contra a gravidez. Depois do uso do medicamento, a menstruação pode ocorrer antes ou depois da data esperada, e o fluxo também deve ter um padrão diferente do habitual. “A mulher deve considerar a possibilidade de gravidez caso a menstruação não ocorra até três semanas após o uso da PDS”, alerta a especialista.

O mais importante é tomar a pílula o mais rápido possível, pois a eficácia é proporcional ao tempo de início do uso. “A eficácia está bem estabelecida com a tomada até 72 horas, mas pode haver algum efeito por até 5 dias. Se a mulher estiver ciente desse risco, não há problema em tomar”, explica Patrícia de Rossi.

Espaço Médico

Pinacoteca da APM apresenta obras de Wagner Kuroiwa

Desenhos, pinturas, poemas, crônicas e contos lado a lado na Associação Paulista de Medicina. Desde 22 de junho, a APM recebe em seu novo espaço multifuncional, na Rua Brigadeiro Luís Antônio 278, São Paulo, Wagner Kuroiwa para uma exposição de arte e literatura aberta ao público. De acordo com o médico e artista, o objetivo é fazer fluir a paixão artística, como energia em transito, de estabelecer um diálogo com o espectador e eventualmente fazê-lo cúmplice na exploração da alma e seus segredos, já que o ideal é produzir trabalhos instigantes e que levem à reflexão existencial.

Wagner Kuroiwa é formado pela Escola Paulista de Medicina –Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com especialização em Saúde Pública, e em Direito Sanitário pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é diretor do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias de São Bernardo do Campo e vice-presidente da Fundação do ABC.

“A exposição foi planejada em decorrência dos 40 anos de formado na Escola Paulista de Medicina, no ano passado, em que pintei dez murais da Capela Sistina de Michelangelo nas paredes da Sala de Anatomia. A mostra, portanto, é uma extensão daquele trabalho. Destaco a exploração estritamente visual em obras que buscam o efeito 3D, explorando a visão periférica. Enquanto se fixa o olhar em detalhes muito pequenos, as margens estão em planos distintos e parecem saltar.”, acrescenta. Além dos desenhos e pinturas, cada obra é acompanhada de um poema, crônica ou conto de autoria do artista, compondo, assim, um conjunto pictórico-literário para apreciação do público.

Apoio

COLUNA SAÚDE ACONTECE
Perguntas e sugestões podem ser enviadas para acontece@acontecenoticias.com.br
ou para a Avenida Pompeia, 634, conj. 401 – São Paulo, SP – CEP 05022-000

Seja o primeiro a comentar sobre "Pílula do Dia Seguinte sem tabus"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*