Ações socioambientais da Águas de Confresa ressaltam a importância da água e esgoto tratados

Para enriquecer os conhecimentos adquiridos em sala de aula, os estudantes do curso de Controle Ambiental do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Gameleira, na última semana. Os alunos puderam tirar dúvidas e aprender na prática todas as etapas do processo de tratamento de esgoto no município. A atividade faz parte do programa Portas Abertas, desenvolvido pela Águas de Confresa para que instituições de ensino e outros grupos visitem as unidades de trabalho da empresa.

Durante a visita, os acadêmicos conheceram a estrutura com capacidade para tratar 30 litros de esgoto por segundo, além do processo adotado para o tratamento de efluentes na estação, constituído de lagoas de estabilização, um processo natural que traz alta eficiência no tratamento, atendendo as normas ambientais.

O gestor da Águas de Confresa, Fernando Lima, destacou a importância da iniciativa para ampliar o conhecimento dos acadêmicos sobre o assunto. “Estamos sempre dispostos a apresentar nosso trabalho à população. Para nós é uma satisfação poder contribuir para a formação educacional dos acadêmicos. Também aproveitamos a oportunidade para conscientizá-los sobre a importância da utilização adequada da rede de esgoto, que proporciona uma melhoria da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente”.

Segundo o professor de química Milton Fontinell, que acompanhou os alunos, a atividade foi um complemento ao conteúdo da disciplina de Estação de Tratamento de Esgoto, tendo como objetivo proporcionar aos estudantes a vivência da rotina de uma ETE e o aprimoramento nas etapas de tratamento de efluentes realizado pela concessionária. “A visita contribuiu para o aprendizado e ajudou a esclarecer dúvidas sobre os serviços realizados pela concessionária. Esta iniciativa possibilita aos estudantes uma melhor compreensão dos conteúdos aprendidos em sala de aula”.

SELO DE QUALIDADE – A Churrascaria Boi na Brasa recebeu na última semana o Selo de Qualidade da Água, entregue pela concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município. A certificação atesta que o local utiliza apenas água tratada da rede pública de abastecimento. A iniciativa também alerta para os riscos de contaminação dos poços sem controle de qualidade.

Para a proprietária da churrascaria, Sebastiana Terezinha de Freitas Leal, o uso da água tratada representa mais saúde, qualidade de vida e o desenvolvimento do município. “Eu achei muito boa a ideia da certificação. Sabemos que a água tratada traz muitos benefícios e o selo mostra o nosso compromisso em oferecer água com qualidade”.

A água distribuída pela Águas de Confresa tem um controle rigoroso e atende todos os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde para o consumo humano.

Assessoria de Comunicação
Nascentes do Xingu
Tel:+55 65 3318 0514 | 66 9 9957-6169

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Ações socioambientais da Águas de Confresa ressaltam a importância da água e esgoto tratados"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*