Utilização do canal “Pergunte à CGE” reduz possibilidade de erros

Ligiani Silveira CGE

Auditores da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) responderam a 553 consultas das secretarias e entidades do Governo de Mato Grosso pelo canal “Pergunte à CGE” no primeiro semestre de 2017. A maioria das perguntas foi sobre gestão financeira, contábil, orçamentária, planejamento, aquisições e convênios.

O “Pergunte à CGE” é uma ferramenta de contato direto com o servidor público estadual via e-mail para solicitação de orientação e esclarecimentos acerca de assuntos relacionados à gestão administrativa. A ideia é facilitar a vida dos servidores com respostas rápidas e objetivas.

O acesso ao canal segue tendência de crescimento. “Isso demonstra a qualidade das respostas dos auditores e a confiança dos órgãos nas orientações da CGE. As secretarias têm enxergado cada vez mais a Controladoria como órgão consultivo. Nosso principal desafio não é fazer apontamento de erros e falhas, mas evitar que eles aconteçam. Nesse contexto, se as perguntas não tivessem sido feitas, as chances de erros e falhas seriam maiores”, argumenta o secretário adjunto de Controle Preventivo da CGE, José Alves Pereira Filho.

O canal é um dos principais produtos da Controladoria no cumprimento do papel de orientar os agentes públicos que atuam em atividades administrativas e prevenir a ocorrência de falhas e erros na aplicação dos recursos públicos.

“O volume de perguntas demandadas à Controladoria significa que as Unidades Orçamentárias representadas pelos seus servidores estão buscando cada vez mais auxílio da CGE para saneamento de dúvidas e melhoria dos seus processos de execução. E ainda evitando possíveis falhas e irregularidades que possam vir a imputar-lhes alguma sanção por parte dos órgãos de controle externo”, ressalta a analista administrativo Silvania Regina, da Superintendência de Desenvolvimento do Controle Interno, setor da CGE responsável pela gestão do canal.

Funcionamento

As consultas pelo “Pergunte à CGE” são respondidas diretamente no e-mail do solicitante. O canal é regulamentado pela Portaria 04/2013-AGE, que estabelece o prazo de 48 horas para retorno das respostas. Entretanto, em eventual impossibilidade de retorno no prazo estabelecido devido à complexidade da solicitação, o auditor informa o solicitante, via e-mail, sobre o novo prazo para resposta.

As perguntas nas quais a equipe responsável entender ser de alta complexidade ou havendo a necessidade de analisar o caso concreto, o auditor plantonista solicita ao consultante que formalize o questionamento via ofício para emissão de Parecer de Auditoria.

A fim de agilizar ainda mais o atendimento, a CGE prepara a compilação das demandas mais frequentes registradas no canal para disponibilizar as perguntas e as respostas no site da instituição.

Os auditores do Estado responderam a 500 questionamentos pela ferramenta no ano de 2014, 1.164 em 2015 e 1.346 no ano de 2016. O canal “Pergunte à CGE” está disponível no endereço eletrônico www.controladoria.mt.gov.br, no menu Serviços/Consultas.

Ligiani Silveira | CGE-MT

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