O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, participou nesta sexta-feira do Fórum das Cadeias Produtivas, durante a 53 edição da Expoagro, a feira da capital do agronegócio. Em sua apresentação, Duarte falou sobre as ações que estão mudando a realidade das estradas de Mato Grosso.
Marcelo Duarte explicou que foram concluídos 1.700 quilômetros de asfalto, levando em consideração as obras pavimentação e de reconstrução do antigo pavimento. O debate promovido pelo Sindicato Rural de Cuiabá reuniu grandes autoridades do setor logístico.
“A nossa meta é recuperar as estradas antigas, que não passavam por manutenções e conectar diversos municípios com asfalto. Estrada pavimentada representa saúde, segurança, esperança e mais qualidade de vida para quem sofre em localidades que não têm asfalto”, pontuou o secretário.
Aos produtores rurais que estavam na platéia, ele também detalhou como será o programa Pró-Concreto, que é o maior financiamento para substituição das antigas pontes de madeira por de concreto. Serão investidos mais de 470 milhões para construir uma centena de pontes de concreto em todas as regiões do Estado.
Pensando em avançar ainda mais com a infraestrutura de transporte, o secretário da Sinfra adiantou que Mato Grosso tem planejado o maior programa de concessões e parcerias do Brasil, com pelo menos 900 quilômetros que serão concessionados, passando para iniciativa privada.
“Existe um consenso geral que Mato Grosso tem condições de produzir muito mais, melhorando a vida da população caso haja uma logística eficiente. Este fórum foi muito importante para esclarecermos sobre o nosso plano de logística e parcerias, lembrando que isso não quer dizer só rodovias, estamos falando de ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos. Saiu daqui com a certeza que estamos no caminho certo,” ressalta o secretário da Sinfra.
O diretor do Dnit, Luiz Antonio, foi um dos debateres do Fórum das Cadeias Produtivas. Ele falou da parceria do Governo de Mato Grosso e do Dnit para construção do Contorno Norte de Cuiabá (Rodoanel). A Sinfra enviou para aval do Dnit o projeto de engenharia completamente reavaliado para construção em pavimento rígido (em concreto) de todo o trecho. A Licitação deve ser lancada ainda em 2017 pela Sinfra.
Luiz Antônio também explicou sobre as obras que vem sendo realizadas em nível federal dentro do Estado. Entre elas está a pavimentação de 100 km da BR-163 no estado do Pará, que escoa a produção agrícola de Mato Grosso aos Portos do Arco Norte.
“Nós temos diversas obras de melhorias de corredores logísticos no país e para Mato Grosso estamos trabalhando na conclusão da pavimentação da BR-163 no estado do Pará, que é uma rodovia que vai beneficiar sensivelmente o estado de Mato Grosso. Também estamos trabalhando na duplicação da BR-163/364 entre Cuiabá e Rondonópolis”, explicou o diretor do Dnit.
O diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, participou do evento e ressaltou a importância do sistema ferroviário para o Estado de Mato Grosso.
“Pensando no futuro, o sistema ferroviário em Mato Grosso é a principal opção para baratear o escoamento da produção por meio dos portos de Santos (SP), Miritituba (PA) e Itaqui (MA). Hoje defendemos que a Ferrovia Vicente Vuolo (Ferronorte) vindo de Rondonópolis para Cuiabá, se estenda até Lucas do Rio Verde, onde será um grande entroncamento ligando com a Ferrogrão e a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico).”, explica Edeon Vaz Ferreira.
Ericksen Vital | Sinfra-MT
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