UNICEF e governos realizam Seminário para discutir direitos de crianças indígenas

Cuiabá, 18 de julho de 2017 – Discutir e definir propostas para enfrentar a mortalidade, a desnutrição infantil, e o sub-registro de nascimento e promover a educação indígena são os objetivos do Seminário “Atenção à Criança e Adolescente Indígena no Selo Unicef – Edição 2017/2020”, organizada pelo UNICEF, Governo do Estado do Mato Grosso, Secretaria Especial de Saúde Indígena e Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante, em Barra do Garça. O Seminário, que acontecerá ainda em outros cinco estados da Amazônia, no Mato Grosso será no próximo dia 20, em Barra do Garça. 

O Seminário é parte da estratégia do UNICEF para a nova edição do Selo UNICEF, que está sendo lançada nos estados da Amazônia Legal e do Semiárido, que busca focar na mobilização dos municípios mais vulneráveis, especialmente aqueles com populações indígenas. Com isso, o UNICEF busca promover a escuta qualificada das mulheres e lideranças indígenas e gestores, de forma a promover, no âmbito municipal, as políticas necessárias para a melhoria da oferta integral e integrada das políticas públicas de saúde, educação e assistência social. 

O Seminário contará com representação de lideranças indígenas, gestores e técnicos dos municípios interligados ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante (Água Boa, Alto Boa Vista, Canarana, Barra do Garça, Campinápolis, General Carneiro, Nova Nazaré, Novo São Joaquim, Paratininga, Poxoréo, Ribeirão Castalheira, Santo Antonio do Leste).

Entre os presentes estarão ainda representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena / MS, Secretarias municipais e estaduais de Saúde, Educação e Assistência Social.

Programação – Os temas a serem abordados são: Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena; perfil da morbimortalidade de crianças indígena; educação infantil indígena e registro civil de nascimento indígena no DSEI Xavante, com a participação de gestores, técnicos, organizações não governamentais, e o olhar de lideranças e mulheres indígenas.  

Sobre o Selo UNICEF: O Selo UNICEF Município Aprovado é uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – (UNICEF) que reconhece avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes, valorizando o esforço de municípios em ampliar e melhorar políticas públicas que promovam, protejam e realizem direitos de crianças e de adolescentes. Na primeira edição do Selo, ocorrida entre 2009 e 2012, pouco mais de 550 municípios aderiram à iniciativa. 

Em 2013, 611 municípios da Amazônia aceitaram o convite para participar da segunda edição. Este resultado foi conseguido graças a uma forte articulação e apoio dos governos estaduais e parceiros privados e da sociedade civil. Nos últimos quatro anos, os municípios desenvolveram dezenas de atividades de mobilização. Ao todo, 294 municípios realizaram o 1º e o 2º Fórum Comunitário, etapas obrigatórias da iniciativa, além de outras atividades de participação social e de gestão.

Seminário “Atenção à Criança e Adolescente Indígena no Selo Unicef – Edição 2017/2020”, DSEI Xavante

Dia: 20/07/2017 

Hora: 8h30 às 18h00 

Local: Universidade Anhanguera, Sala 1, Rua Waldir Rabelo, 304, Bairro Centro, Barra do Garça

Por Assessoria Unicef

Seja o primeiro a comentar sobre "UNICEF e governos realizam Seminário para discutir direitos de crianças indígenas"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*